A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) deve ser a grande beneficiada com a ida de Guilherme Boulos à Secretaria-Geral da Presidência da República do governo Lula (PT). A parlamentar trans que começou sua militância política em Itu e que até hoje cultiva laços com a cidade, onde sua família reside, deve herdar boa parte dos votos do agora ministro-chefe. Em 2022, Boulos obteve 1.001.472 votos, sendo o mais votado no Estado de São Paulo. Agora, porém, recebeu a incumbência do presidente da República de “colocar o governo na rua” e não deve disputar a eleição, deixando seus mais de um milhão de votos disponíveis. Some a isso o fato de que Carla Zambelli e Eduardo Bolsonaro (ambos do PL), que receberam, respectivamente, 946.244 e 741.701 votos na última eleição, e o cenário fica aberto para que Erika Hilton – e também outros parlamentares campeões de voto – abocanhe boa parcela do eleitorado. Nesta semana, a deputada anunciou que o livro “O que te faz lutar? Diálogo entre uma trans e um pastor”, escrito por ela e pelo deputado federal Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ) e publicado pela Editora Planeta já está em pré-venda e terá lançamentos em São Paulo e no Rio de Janeiro.
FACULTATIVO: A Prefeitura de Itu decretou ponto facultativo na segunda (27) e na terça-feira (28), em virtude do Dia do Servidor Público (celebrado em 28 de outubro). Sendo assim, as repartições públicas não terão expediente nessas duas datas. Apenas os serviços considerados essenciais funcionarão normalmente, como Guarda Civil Municipal e UPA (Unidade de Pronto Atendimento).
PRESIDÊNCIA: O vereador Eduardo Ortiz (MDB) assumiu a presidência do diretório municipal do MDB (Movimento Democrático Brasileiro) em Itu. Ele anunciou o novo posto durante a Palavra Livre da última sessão. Segundo o edil, ele já assumiu o cargo com diversas pendências judiciais, as quais ele já está tratando de sanar. Nas últimas eleições, o MDB apoiou o candidato Rodrigo Moraes (PL).
JUSTIÇA: A Secretaria Municipal de Justiça de Itu tem sido gerida por Fábio Amaral, que também responde pela Secretaria Municipal de Administração. O acúmulo de funções se deve ao fato de o antigo titular, Dr. Giovanni Russo, ter deixado a pasta jurídica. Segundo o apurado pela coluna, Russo passou em um concurso público e pediu para deixar a administração pública de Itu.
VAGOS: Outras secretarias seguem com os cargos principais vagos, como é o caso da Secretaria de Governo e Casa Civil (vaga desde a saída do Dr. Adriano Alves) e Turismo, Lazer e Eventos (vaga desde a morte do titular, Carlinhos Boarini). Já a Subprefeitura da Zona Leste e a Secretaria de Serviços Rurais vêm sendo administradas por Camila Marchi desde o início do governo.
PAGAMENTO: A Companhia Ituana de Saneamento (CIS) informa que receberá, até 31 de dezembro, a documentação para credenciamento de empresas de tecnologia especializadas em pagamentos por cartão de débito e crédito. O objetivo é oferecer aos consumidores novas opções para quitar débitos à vista ou parcelados, permitindo a regularização imediata da inadimplência junto à CIS.
FORMATURA: Na noite da última segunda-feira (20), no Centro de Capacitação Profissional (CCP) – Centro, foi realizada a cerimônia de formatura dos cursos de Assistente Administrativo, Assistente Pessoal, Barbeiro, Manicure e Pedicure, Patchwork e Pizzaiolo. Os cursos foram promovidos pelo Fundo Social de Solidariedade, por meio do Centro de Capacitação Profissional, em parceria com o Senac. Autoridades prestigiaram a solenidade.
ARTES: O 31º Festival de Artes de Itu, realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e do Patrimônio Histórico, ocorre durante o período de 30 de outubro a 9 de novembro. As atrações artísticas serão promovidas em diversos locais e todas são gratuitas – a programação já está no site do JP. As inscrições, quando necessárias, devem ser realizadas no site https://itu.sp.gov.br/31festivaldeartes/.
DECORAÇÃO: Quem passa pela Praça Padre Miguel (Matriz) já vê a decoração natalina deste ano. As árvores receberam piscas-piscas e mais novidades deverão ser reveladas nas próximas semanas. A decoração de Natal deve ter apoio de empresas da cidade, deixando o Centro de Itu mais alegre e colorido durante as festas de fim de ano – diferente do ano passado.
FUXISCÓPIO
A decoração natalina deste ano deverá ser uma “resposta” ao governo passado, já que a cidade não teve adereços em 2024. A ideia é ter um “Natal Gigante”, em consonância com o slogan do prefeito Herculano Passos.
Dois Pontos Especial Câmara
EMENDA: O vereador Eduardo Ortiz (MDB) apresentou emenda ao Projeto de Lei Nº 132/2025, que versa sobre o orçamento municipal para 2026. Na alteração proposta, o edil quer retirar R$ 1.792.000,00 em gasto com publicidade da CIS (Companhia Ituana de Saneamento) e realocar em prevenção e controle de perdas de água tratada. “Esta emenda busca corrigir distorções orçamentárias”, afirma Ortiz na justificativa.
INDICAÇÃO: Eduardo Ortiz também indicou ao Executivo municipal a realização de estudos técnicos e jurídicos visando adotar medidas que possam compensar, de forma temporária, as perdas salariais sofridas pelos integrantes da Guarda Civil Municipal em razão da suspensão, por decisão liminar, do pagamento do adicional de risco de 40%. O assunto foi tema do edil durante a Palavra Livre.
AUSÊNCIA: A vereadora Patrícia da ASPA (PSD) enviou ofício à presidência da Câmara justificando sua ausência na Audiência Pública LOA (Lei Orçamentária Anual). O motivo? Segurança. “Durante o referido evento, foi constatada a presença de um vereador portando arma de fogo, o que gerou um ambiente de insegurança e apreensão entre os participantes”, afirmou no documento. O vereador em questão é Moacir Cova (Podemos), que é policial civil.
PRESENÇA: O ex-vereador, ex-secretário e ex-presidente da Câmara, Manoel Monteiro Gomes, o Mané da Saúde, esteve presente na última sessão e acompanhou os trabalhos do plenário, apesar de José Galvão (PL) tê-lo convidado a compor a ferradura. Ortiz, por sua vez, saudou o ex-colega e disse que ele faz falta na atual legislatura.
PROJETO: O vereador Rebert do Gás (União Brasil) apresentou o Projeto de Lei Nº 138/2025 que dispõe sobre a proibição da contratação no âmbito da administração pública direta e indiretamente do município de Itu em cargos de comissão e chefia, de pessoas que tenham sofrido sanções em razão de crimes de violência contra a mulher, e dá outras providências. A proposta aguarda nota legislativa para iniciar a tramitação na Casa de Leis.
PROJETO II: Já o vereador Donizetti André (PP) é autor do Projeto de Lei Nº 140/2025, que institui o programa de isenção de taxas de inscrição em concursos públicos para pessoas de baixa renda, doadores de sangue e doadores de medula no município de Itu, e dá outras providências. Assim como a anterior, a referida propositura aguarda nota legislativa para começar a tramitar.
FAKE: Os vereadores Eduardo Alves (PSB) e Thiago Gonçales (PL), que é líder do governo, afirmaram se tratar de “fake news” a informação dada pelo vereador Eduardo Ortiz na semana passada sobre o fechamento de 20 escolas municipais. “É no mínimo ridículo”, disse o engenheiro. “Nenhum prefeito é louco de fechar 20 escolas municipais”, declarou o líder, chamando a declaração de “irresponsabilidade”.
FECHAMENTO: Ortiz pediu aparte para responder, mas não teve a palavra concedida. Em determinado momento, respondendo à Patrícia da ASPA (PSD), reiterou que a afirmação sobre o fechamento é fato. A discussão sobre o possível fechamento das unidades escolares seguiu para as redes sociais, com até mesmo a primeira-dama Rita Passos comentando o vídeo divulgado por Ortiz com um corte de sua fala na semana passada.
O post Dois Pontos: Erika Hilton é a aposta do PSOL para 2026 apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.