
Na última terça-feira (14), o prefeito Herculano Passos (Republicanos), os representantes da Fundação Dr. Amaral Carvalho, Mário Auler (diretor de Expansão) e Dr. João Guilherme de Almeida Prado Franceschi (diretor de Relacionamento), e os secretários municipais Carlinhos Bertagnolli (Esportes) e Thiago Maia (Obras e Engenharia) vistoriaram as obras do Serviço de Oncologia Amaral Carvalho em Itu, que funcionará em uma ala da Santa Casa.
A implantação do Serviço de Oncologia está sendo executada com recursos próprios do município na ordem de aproximadamente R$ 2,4 milhões. No referido Serviço, que deve ser inaugurado no primeiro semestre de 2026, será oferecido apoio aos pacientes de Itu, principalmente, no serviço de quimioterapia.
O acesso às consultas com brevidade é fundamental para o diagnóstico precoce do câncer, o que aumenta as chances de cura. A instalação do Serviço de Oncologia em Itu evitará o deslocamento de muitos pacientes até Jaú, distante 250 quilômetros de nosso município, onde atualmente realizam o tratamento oncológico.
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, anualmente em média 700 pessoas de Itu se deslocam para esse tipo de tratamento em Jaú, onde está instalado o Hospital Amaral Carvalho, que é referência nacional em oncologia e hematologia e maior centro de transplante de medula óssea (TMO) na América Latina.
A estrutura física da Santa Casa permitiu a antecipação do atendimento oncológico ambulatorial e quimioterápico na rede municipal de saúde em Itu, antes da instalação da unidade própria do Hospital Amaral Carvalho a ser construída.
O post Autoridades vistoriam obras do Serviço de Oncologia Amaral Carvalho em Itu apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.