in

Salto lança primeiro livro infantil inclusivo da região

O projeto O Príncipe Surdo foi contemplado no Edital de Seleção de Projetos Culturais

No próximo 12 de outubro, Dia Nacional da Leitura e Dia da Criança, o Teatro Verdi, em Salto/SP, recebe o lançamento de O Príncipe Surdo, de Rogério Lamana. A obra estabelece um marco cultural na cidade, ao se tornar o primeiro livro infantil inclusivo da região. Inspirada em fatos reais, a iniciativa é resultado de um projeto que une literatura, acessibilidade e representatividade.

O evento, aberto ao público, contará com a exibição do videolivro acessível, bate-papo com o autor, além de um show de músicas infantis com os educadores musicais Vinícius Villa e Marcial Costta. Para encerrar a festa, haverá a distribuição gratuita de exemplares do livro, pipoca e algodão doce às crianças presentes.

O projeto O Príncipe Surdo foi contemplado no Edital de Seleção de Projetos Culturais para execução com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – Lei nº 14.399/2022 (PNAB), no município de Salto/SP. A iniciativa abrange a produção de 3.000 exemplares físicos ilustrados em estilo cartoon para colorir, cada um acompanhado de um QR Code que dá acesso ao videolivro com narração artística, animação e tradução em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), ampliando o acesso de crianças surdas e ouvintes à mesma história.

A proposta vai além da publicação: entre 26 de agosto e 9 de setembro, o autor visitou 10 escolas municipais localizadas em bairros periféricos de Salto, sempre acompanhado de intérprete de LIBRAS, para apresentar a obra e dialogar com as crianças. Nesses encontros, foram distribuídos gratuitamente exemplares às turmas do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental.

Sobre o autor

Rogério Carlos Lamana é surdo de nascença, instrutor de LIBRAS certificado pelo Ministério da Educação e coordenador geral da ASPAS – Associação Saltense de Pais e Amigos dos Surdos. Escritor e poeta, é autor de quatro livros didáticos de LIBRAS e da obra de poemas Somente apaixonado. Sua experiência pessoal com a surdez e a educação inclusiva inspirou a criação de O Príncipe Surdo, que transmite às novas gerações uma mensagem de empatia, respeito e valorização da diversidade.

O trabalho contou com uma equipe multidisciplinar: Rose Ferrari (diretora geral), Michel Leite (ilustrador e capista), 42 Filmes (produtora audiovisual), Flávia Fernandes (narradora), Beatriz Sanz (consultora pedagógica) e Suzana dos Santos Lamana (tradutora e intérprete em LIBRAS).

Mais do que um lançamento literário, O Príncipe Surdo se configura como uma ação cultural pioneira, que democratiza o acesso à leitura, amplia a visibilidade da Língua Brasileira de Sinais e promove a inclusão em espaços educacionais e culturais, firmando Salto como referência regional na produção de literatura infantil acessível.

Serviço:
Lançamento oficial do livro O Príncipe Surdo
12 de outubro de 2025 – 9h
Teatro Verdi – Rua José Galvão, 106 – Centro – Salto/SP
Distribuição gratuita de livros, pipoca e algodão doce

O post Salto lança primeiro livro infantil inclusivo da região apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.

Itu recebe apresentação gratuita de Maracatu na próxima segunda-feira

Atletas de Itu se destacam no Campeonato Brasileiro de Taekwondo