O Museu Fábrica de Artes Marcos Amaro (FAMA), em parceria com a Diretoria Estadual de Ensino de Sorocaba e o Sesc Sorocaba, promove no dia 20 de setembro, das 10h às 13h, os Módulos VI e VII do curso gratuito “Museu Escola 2025”, com os temas Período Republicano: Transição entre os séculos XIX e XX e Século XX: Modernidade, na unidade do Sesc Sorocaba. A iniciativa é aprovada pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo – EFAPE.
Os módulos têm como base a exposição “Dos Artistas a Ciccillo”, que reúne 48 obras de artistas modernistas em homenagem a Francisco “Ciccillo” Matarazzo Sobrinho, figura central da arte brasileira. O conjunto de obras, originalmente concebido como um “livro-museu” e agora parte do acervo do Museu FAMA, reflete o período de transição da arte brasileira, incluindo artistas do primeiro Modernismo e de diferentes grupos artísticos.
O curso será ministrado pelos arte-educadores Prof. Dr. Emerson Ribeiro Castilho, diretor e curador da mostra, e a Profa. Ms. Sonia Leni Chamon, responsável pela formação da equipe de mediação, com participação especial da Sr.ª Denise Mattar, curadora de artes plásticas e pesquisadora especialista sobre o álbum em exposição.
A proposta dos módulos é apresentar e discutir os processos de transformação artística e cultural nos períodos abordados, incentivando o uso dos espaços museológicos como ferramentas pedagógicas. A atividade integra o programa Museu Escola 2025, que oferece nove módulos ao longo do ano, promovendo a formação continuada de educadores por meio de palestras, debates, vivências e visitas mediadas a exposições.
A atividade é gratuita, voltada para professores de arte da Rede Estadual de Ensino, com 20 vagas disponíveis por ordem de inscrição.
Sobre o curso “Museu Escola 2025”
O curso “Museu Escola 2025” teve início em 26 de abril e está sendo realizado de forma híbrida, com 60 horas de carga horária, sendo 30 horas presenciais e 30 horas online (EaD). Com uma programação que inclui nove módulos com palestras, leituras, atividades práticas, visitas mediadas a exposições e trocas de experiências pedagógicas. Entre os temas abordados estão a arte dos povos originários, africanidades, períodos colonial e imperial, modernidade e contemporaneidade, com foco em diferentes linguagens artísticas e contextos históricos e culturais.
O projeto propõe integrar arte, educação e comunidade escolar, promovendo a formação contínua de educadores e incentivando o uso dos espaços museológicos como ferramentas de ensino. A proposta contempla diretores, coordenadores pedagógicos, professores e supervisores de ensino, fortalecendo o olhar crítico e a formação cultural dos participantes.
Mais do que uma capacitação, o curso busca valorizar os profissionais da educação e promover o acesso à cultura como instrumento de transformação social. A formação é aberta a educadores das redes estadual e privada de ensino, mas qualquer pessoa interessada na temática também pode participar.
Serviço:
Curso: Museu Escola 2025 – Módulo VI: Período Republicano; Módulo VII: Século XX – Modernidade
Data: 20 de setembro de 2025
Horário: 10h às 13h
Local: Sesc Sorocaba – Rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade, Sorocaba/SP
Inscrições através do formulário online
O post Museu FAMA oferece módulos sobre o Período Republicano e Modernidade apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.