in

1ª Caminhada & Corrida Outubro Rosa – Força Rosa Itu está com inscrições abertas

Registro de um dos primeiros encontros do Força Rosa Itu com mulheres sobreviventes do câncer de mama e profissionais voluntárias (Foto: Acervo Cleusa Alonso)

As inscrições para a 1ª Caminhada & Corrida Outubro Rosa – Força Rosa Itu estão abertas e podem ser realizadas pelo site www.ticketsports.com.br. O evento, que ocorre em 19 de outubro (Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama), na Avenida Galileu Bicudo, em Itu, com largada às 7h30, é uma organização da SNA Eventos e tem como objetivo promover a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, além de arrecadar recursos para o Movimento Força Rosa Itu (grupo de mulheres remadoras sobreviventes de câncer de mama).

Os participantes podem escolher entre as modalidades Corrida Participativa – 4km e Caminhada Solidária – 2km e terão direito à camiseta do evento se efetuarem a inscrição até o próximo dia 15 de setembro. A participação é aberta ao público em geral, mas menores de 16 anos devem estar acompanhados de um responsável.

Após a caminhada e corrida haverá um bate papo sobre câncer de mama com o médico cardiologista Bruno Bassaneze, o médico mastologista Rafael Bortoleti, a fisioterapeuta oncológica Tatiana Bertone e a nutricionista esportiva Valéria Loeschke. A ituana Cleusa Alonso, pioneira na propagação do programa Dragon Boat para todas as regiões do nosso País e fundadora do Remadoras Rosa do Brasil, participará do evento.

“O Dragon Boat é o ‘tratamento’ pós câncer de mama, auxilia na melhora da amplitude dos membros superiores afetada na cirurgia, na melhora da autoestima, no alívio das dores e aumenta a resistência física. Uma pesquisa desenvolvida pelo médico canadense Donald Mckezie com 24 mulheres mastectomizadas, com idades entre 31 e 64 anos, que não se conheciam e não eram atletas, comprovou que o movimento cíclico e repetitivo da remada no Dragon Boat contribui significativamente para a prevenção e redução do linfedema, entre outros benefícios”, explica.

Donald Mckezie fundou a Abreast In A Boat em 1996, a primeira equipe de Dragon Boat formada por mulheres sobreviventes de câncer de mama, em Vancouver, no Canadá. Ao longo desses 30 anos pesquisas realizadas em diversos países também apontaram que a prática da canoagem Dragon Boat pode reduzir em até 30% as chances de recidiva e em até 38% as chances de desenvolver um novo câncer.

Mais informações sobre o evento, inclusive sobre entrega de kits, e atualizações sobre o evento serão divulgadas nas redes sociais e canais oficiais do Movimento Força Rosa Itu.

Força Rosa

A Força Rosa é uma equipe de remadoras sobreviventes de câncer de mama em busca de saúde, bem-estar físico e psicológico e qualidade de vida por meio da canoagem na modalidade Dragon Boat, em um ambiente de acolhimento e amizade.

Uma equipe Força Rosa está sendo criada em Itu sob a orientação de Cleusa Alonso, que é uma das fundadoras do Latinoamérica en Rosa (LR), rede de apoio aos movimentos rosa em diversos países da América Latina como México, Costa Rica, Guatemala, Porto Rico, Panamá, Colômbia, Peru, Brasil, Uruguai, Chile e Argentina.

O Movimento Força Rosa é membro da Associação Brasileira Remadoras Sobreviventes de Câncer de Mama (Abrascam), faz parte do Movimento Remadoras Rosa do Brasil, da rede Latinoamérica en Rosa e do Comitê Internacional Breast Cancer Paddlers Commission (IBCPC).

Entre 2019 e 2023/2024, a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), inspirada pelo movimento Remadoras Rosa do Brasil, reconheceu o Dragon Boat como modalidade esportiva.

SERVIÇO:
1ª Caminhada & Corrida Outubro Rosa – Força Rosa Itu
Dia 19 de outubro – Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama
Avenida Galileu Bicudo, Itu
Concentração: às 7h
Largada: às 7h30
Inscrições realizadas até o dia 15 de setembro darão direito à camiseta do evento

O post 1ª Caminhada & Corrida Outubro Rosa – Força Rosa Itu está com inscrições abertas apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.

Itens apreendidos são destinados para Secretaria de Promoção Social de Itu

Incêndio é registrado às margens da Castello Branco, em Itu