in

CIS paralisa abastecimento de água em Itu ‘por prudência’

Aproximadamente 40 mil litros de água foram usados para o resfriamento do veículo acidentado (Foto: Divulgação)

Um caminhão carregado com 6,7 toneladas de nitrato de amônio pegou fogo e fechou todas as faixas da Rodovia Castello Branco, em Araçariguama (SP), na tarde de quinta-feira (28). Por conta disso, a Companhia Ituana de Saneamento (CIS) informou que paralisou o abastecimento na região central de Itu, até assegurar que o acidente não afetará a qualidade da água fornecida.

Segundo a autarquia, o trecho onde houve o acidente é próximo de uma fonte de captação e técnicos da CIS identificaram um súbito aumento de agentes químicos da água captada. “Reagentes foram adicionados para garantir a potabilidade, mas sem resultado satisfatório, gerando a paralisação do sistema de distribuição por prudência e novas análises laboratoriais”, informou a Companhia.

Aproximadamente 40 mil litros de água foram usados para o resfriamento do veículo acidentado pelo Corpo de Bombeiros. Agora, é necessário avaliar se este líquido misturado com o nitrato de amônio impactou na fonte de captação de água em Itu.

O nitrato de amônio não é encontrado na natureza na forma sólida, ele é produzido industrialmente e feito com a reação entre a amônia e ácido nítrico, sendo perigoso para a saúde em caso de ingestão. “Paramos o sistema por cautela. Mas estamos redirecionando outras redes de água para evitar o desabastecimento. Claro que isso reduzirá o volume de água em algumas regiões, mas o incômodo é inicialmente passageiro”, destaca o superintendente da CIS, Gilmar Souza.

O post CIS paralisa abastecimento de água em Itu ‘por prudência’ apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.

Por prudência, CIS paralisa abastecimento