in

Museu Republicano inaugura exposição inédita sobre o IBAO

No sábado (30), o Museu Republicano de Itu inaugura a exposição “Aprender com ferramentas: histórias pelas materialidades do Instituto Borges de Artes e Ofícios”, realizada com apoio do Instituto Borges de Artes e Ofícios (IBAO) e do Museu da Música. A curadoria é de Rogério Ricciluca Matiello Félix, com curadoria institucional de Francisco de Carvalho Dias de Andrade. A mostra reúne parte dos quase 200 itens doados pelo IBAO ao Museu Paulista em 1991 e poderá ser visitada no Centro de Estudos do Museu Republicano, de segunda a sexta, das 8h às 17h, até 30 de agosto de 2026.

Como parte da programação de abertura, haverá mesa no auditório do IBAO, das 9h30 às 12h, mediada por Francisco de Carvalho Dias de Andrade, com participação de Rogério Ricciluca Matiello Félix, Edson Oliveira, Vilma Pavão (ACADIL), Fernanda Carvalho (Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo) e Jonas Soares de Souza (IBAO).

Fundado em 1924, o IBAO é referência na história de Itu e no ensino técnico brasileiro. A exposição marca o seu centenário e convida o público a refletir sobre como as ferramentas, tão presentes no nosso dia a dia, podem se tornar documentos para compreendermos diversos contextos históricos.

A mostra está organizada em três eixos: o IBAO como espaço de aprendizado em oficinas; as ferramentas como fontes para pesquisadores compreenderem diferentes contextos; e a possibilidade de interagir com algumas peças, descobrindo suas múltiplas funções. Painéis com imagens históricas do IBAO, ferramentas e acessórios, além da interação com objetos táteis, permitem ao público uma experiência imersiva.

Confira os convidados da mesa de abertura da exposição:

Rogério Ricciluca Matiello Félix

Mestre em História Social pela FFLCH-USP (2018) e doutorando na mesma instituição, além de Especialização (lato sensu) em Arqueologia na UNISA (2022). Atua como arte-educador e conservador preventivo no Centro Cultural do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, realiza pesquisas freelancer e visitas guiadas em museus e instituições culturais. Foi assistente de curadoria e pesquisa no Museu Paulista nas exposições “Mundos do Trabalho” (2020–2022) e “Sentar, Guardar, Dormir – Museu da Casa Brasileira e Museu Paulista em diálogo” (2024), nesta última também como assistente de produção editorial. Atuou ainda como assistente de pesquisa na Zanettini Arqueologia (2019–2021).

Edson Carlos de Oliveira

Coautor do livro “Família Lunardon e suas raízes italianas” (2013) e coorganizador dos volumes “Italianos em Itu: da imigração à atualidade” (2017 e 2018). Coorganizador da antologia “O IBAO é a História: múltiplos olhares sobre seu centenário”.

Vilma Pavão Folino

Autora de diversos contos publicados e coorganizadora da antologia “Italianos em Itu: da imigração à atualidade”. Organizadora de “Itu é a História: múltiplos olhares sobre a Educação” e da antologia “O IBAO é a História: múltiplos olhares sobre seu centenário”, a ser lançada em novembro. Ocupa a Cadeira 35 da ACADIL.

Fernanda Carvalho

Mestre pelo Departamento de História e Estética de Projeto da FAU-USP, historiadora, curadora, pesquisadora e consultora. Desenvolve conteúdos para museus, atua como gestora de projetos e programas culturais, e é curadora do Acervo Histórico do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo.

Jonas Soares de Souza

Pós-graduado em História Social pela FFCL-USP e especialista em Patrimônio Cultural pela FAU-USP. Atuou como pesquisador do Museu Paulista da USP entre 1971 e 2009.

Sobre o Instituto Borges de Artes e Ofícios

O Instituto Borges nasceu de uma doação de Joaquim Bernardo Borges, comerciante português que viveu em Itu entre 1850 e 1877. Seu desejo era criar uma escola profissional gratuita para jovens pobres. Inaugurado em 1924, o IBAO se consolidou como espaço de formação profissional em áreas como marcenaria, carpintaria, mecânica, entalhe, fundição, desenho, corte e costura, entre outros, em diálogo com a modernização urbana e industrial da época.

SERVIÇO:
Exposição: Aprender com ferramentas: histórias pelas materialidades do Instituto Borges de Artes e Ofícios
Curadoria: Rogério Ricciluca Matiello Félix (exposição) e Francisco de Carvalho Dias de Andrade (institucional)
Abertura: 30 de agosto de 2025, das 8h às 17h
Período de visitação: 30/08/2025 a 30/08/2026
Local: Centro de Estudos do Museu Republicano de Itu
Horário de visitação: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Entrada: gratuita
Informações via e-mail (edu.mrci@usp.br) ou telefone (11) 4023-0240, menu 3.

Programação de abertura – sábado, 30/8:
Todas as atividades são gratuitas.

Auditório do IBAO (manhã)

9h30 – Recepção do público

9h45 – Falas de abertura

10h às 12h – Mesa com especialistas

Centro de Estudos do Museu Republicano (tarde)

14h – Visita mediada à exposição, conduzida pelo curador

Instituto Borges e Artes e Ofícios
Endereço: Praça Conde de Parnaíba, 83 – Centro Histórico – Estância Turística de Itu

Centro de Estudos do Museu Republicano de Itu
Endereço: Rua Barão de Itaim, 140, Centro Histórico – Estância Turística de Itu
Funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 17h
Mais informações: https://museurepublicano.usp.br/

Museu Republicano Convenção de Itu
Endereço: Rua Barão de Itaim, 67, Centro Histórico – Estância Turística de Itu
Funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 17h

O post Museu Republicano inaugura exposição inédita sobre o IBAO apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.

Show gratuito “Sir Paul McCartney – O Tributo” acontece domingo

Judocas ituanos conquistam pódio no Campeonato Brasileiro de Veteranos e Kata 2025