Representantes do departamento de Meio Ambiente da Companhia Ituana de Saneamento (CIS) se reuniram no último dia 15 com Karoline Monaro, diretora de Planejamento do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Indaiatuba (SAAE) para debaterem ações conjuntas, com destaque para o programa Rios Vivos.
Realizado pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), o programa é uma iniciativa do governo do estado de São Paulo que promove a revitalização de rios e córregos, com retirada de sedimentos, lixo e outros materiais que comprometem a vazão e a qualidade da água.
Além de reduzir o risco de enchentes, as ações recuperam margens degradadas, melhoram a qualidade da água para o abastecimento público e ampliam áreas de lazer. A parceria envolve o Estado, responsável pela limpeza e desassoreamento, e as prefeituras, autarquias e empresas de saneamento, que definem o destino dos resíduos, providenciam licenciamento ambiental e cuidam da manutenção do entorno.
Neste diálogo com a sua equivalente em Indaiatuba, a CIS dá continuidade estratégica aos trabalhos que visam a preservação dos mananciais, que fortalecem a chamada ‘segurança hídrica’ de Itu.
Engenheira Civil com 15 anos de experiência em obras públicas e privadas, atuando com foco em gestão, planejamento e execução de projetos, especialmente nas áreas de infraestrutura e saneamento, Karoline Monaro apresentou indicações interessantes para análise dos técnicos de Meio Ambiente da autarquia de Itu.
Desde 2022, mais de 200 rios já foram revitalizados em todo o Estado, e a CIS vem se destacando neste cenário pela adoção de práticas de gestão ambiental com impacto positivo para a sustentabilidade e qualidade de vida do município.
O post CIS e SAAE de Indaiatuba pautam projeto Rios Vivos apareceu primeiro em CIS.
Fonte
O post “CIS e SAAE de Indaiatuba pautam projeto Rios Vivos” foi publicado em August 18, 2025 e pode ser visto originalmente diretamente na fonte CIS