in

Itu é uma das cidades contempladas pelo Estado na primeira fase do programa de combate à pobreza

O Governo do Estado de São Paulo iniciou na última quarta-feira, dia 06, o processo de adesão dos municípios ao programa SuperAção SP, que é voltado à superação da pobreza e à inclusão socioprodutiva, o programa tem o investimento inicial de R$ 500 milhões para fortalecer assistência social e promover inclusão produtiva nas cidades contempladas. Os munícipios selecionados foram Itu, Mairinque e São Roque, com tudo sendo decidido com base nos critérios técnicos que avaliam concentração de pobreza, Produto Interno Bruto (PIB) local e taxa de ocupação.

O evento de chamamento oficial das cidades ocorreu no Palácio dos Bandeirantes com os detalhes do processo de adesão sendo apresentados pela secretária de Desenvolvimento Social, Andrezza Rosalém. Além disso o evento contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas, da primeira-dama Cristiane Freitas e de prefeitos e primeiras-damas das 49 cidades participantes do programa.
O SuperAção é uma das prioridades em nosso governo e não vai funcionar sem a parceria com os municípios. Por isso, fortalecemos nosso sistema de assistência social para chegar lá na ponta, onde as pessoas de fato vivem. Queremos que os cidadãos conquistem direitos sociais, por meio de renda e aumento de poder aquisitivo. Construímos um programa que proporcionasse uma aliança para direitos sociais, transferência direta e inclusão produtiva“, afirmou o governador do estado, Tarcísio de Freitas.
O SuperAção SP tem como principal objetivo em atender 105 mil famílias na primeira fase, sendo 70 mil focadas na proteção social e 35 mil na trilha da superação da pobreza. O público-alvo do programa são famílias inscritas no CadÚnico com renda per capita inferior a meio salário mínimo, que hoje está totalizando R$ 759. Além do auxílio financeiro temporário, o programa busca apostar em integração de políticas públicas, capacitação e fortalecimento institucional das prefeituras. Itu e as outras cidades contempladas contarão com apoio técnico, institucional e financeiro do Governo do Estado para a implementação e acompanhamento das ações. O programa será coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS), com suporte de um Comitê Gestor Intersetorial, de um Comitê Executivo e da Coalizão pela Superação da Pobreza, presidida pelo governador Tarcísio de Freitas. Isso busca garantir o monitoramento contínuo, metas claras e gestão baseada em resultados.

The post Itu é uma das cidades contempladas pelo Estado na primeira fase do programa de combate à pobreza appeared first on Jornal Taperá.

Fonte

Publicado em August 10, 2025.
O post “Itu é uma das cidades contempladas pelo Estado na primeira fase do programa de combate à pobreza” pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal Taperá

De virada, Ituano perde para o Confiança