De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, a cidade de Itu registrou queda nos principais índices de criminalidade registrados de janeiro a junho deste ano, comparando com o mesmo período de 2024.
Nos seis primeiros meses de 2025, o município registrou três casos de homicídios (culposo ou doloso), contra 11 registrados entre janeiro e junho do ano passado.
Os casos de estupro também tiveram redução, com 34 registros no primeiro semestre do ano passado e quatro contabilizdos no mesmo período de 2025.
Os roubos de veículos também caíram na cidade, com 16 casos em 2024 contra 15 em 2025, assim como reduziram também os casos de outros tipos de roubo (98 em 2024 e 61 neste ano).
Porém, se tratando de furtos de veículos, a cidade registrou um aumento. No ano passado, foram contabilizados 55 e em 2025 foram 62. Também aumentaram os casos de outros tipos de furto. Em 2024, Itu registrou 539 casos e em 2025, foram registrados 554.
Ao Periscópio, o secretário municipal de Segurança Pública, Trânsito e Mobilidade Urbana, Coronel Drague comentou a respeito dos números divulgados. “Os números demonstram claramente que o trabalho integrado das forças de segurança em Itu tem dado resultados positivos. A queda expressiva nos índices de crimes violentos, como homicídios e estupros, é fruto de ações estratégicas de inteligência, presença ostensiva da Guarda Civil Municipal e parcerias com as polícias Civil e Militar.”
O comandante da pasta comenta ainda sobre as demais ações promovidas. “Destaco também que os crimes praticados contra mulheres apresentaram redução, resultado direto da implantação do Botão do Pânico e da atuação firme da Patrulha Maria da Penha, iniciativas da atual gestão municipal que têm salvado vidas e garantido mais proteção às vítimas. Seguimos atuando com foco na prevenção e na resposta rápida, ampliando a sensação de segurança da população. Embora ainda haja desafios, especialmente nos crimes contra o patrimônio, como furtos, já estamos adotando novas medidas para reverter esses dados. O compromisso da nossa gestão é manter Itu como uma cidade cada vez mais segura para todos.”
O JP também esteve em contato com a Delegada Titular de Polícia Civil, Dra. Márcia Pereira Cruz, que comentou sobre a atuação promovida em prol da segurança. “A visível redução dos números apresentados demonstra que o trabalho integrado das forças de segurança de Itu tem resultados positivos. A queda dos números de crimes violentos é o resultado de ações estratégicas de inteligência, com a presença ostensiva da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal, em parceria com a Polícia Civil no seu mister de polícia judiciária.”
“Ressalto ainda que os crimes praticados contra mulheres apresentaram redução, resultado da implantação do Botão do Pânico, atuação da Patrulha Maria da Penha, em conjunto com o trabalho da Delegacia de Polícia da Mulher, que têm garantido mais proteção às vítimas de violência doméstica em especial. Prosseguimos atuando com foco na prevenção e na rápida resposta para a sociedade”, acrescenta a autoridade.
“Ainda temos muitos desafios a serem vencidos, especialmente nos crimes contra o patrimônio, como furtos e furtos de veículos. Porém já estamos pensando em medidas para reverter esses números. Vale ressaltar a importância do Gabinete de Gestão Integrada, através do qual as forças de segurança se reúnem para traçar as próximas estratégias no combate à criminalidade”, conclui a delegada.
O post Itu tem queda nos índices de criminalidade no 1º semestre de 2025 apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.