O Núcleo da Floresta – centro especializado em resgate e reabilitação de fauna silvestre – anunciou na última segunda-feira (14) o fim da parceria com a Prefeitura de Itu, após cinco anos de atuação conjunta. A instituição alega que os pagamentos por parte da administração municipal vinham sendo feitos com atraso e que a situação se tornou insustentável. A rescisão do contrato foi comunicada publicamente por meio das redes sociais da entidade.
De acordo com nota divulgada pelo Núcleo, o rompimento se deu por falta de cumprimento das obrigações financeiras por parte da Prefeitura, sobretudo da Secretaria Municipal de Saúde, responsável pela contratação e pagamento. “Nestes últimos seis meses vimos pedindo, alertando e comunicando a inviabilidade da continuidade dos serviços, até que a situação se tornou insustentável”, afirmou o centro.
Ainda segundo a organização, o número de animais silvestres resgatados e apreendidos na cidade triplicou nos últimos anos, mas o valor do contrato permaneceu o mesmo. Mesmo assim, os pagamentos não estariam sendo feitos nos prazos acordados desde o início da atual gestão municipal. Em seu comunicado, o Núcleo também destacou a importância dos trabalhos realizados desde o início da parceria, incluindo ações de resgate, soltura, consultoria técnica e educação ambiental.
A Prefeitura de Itu, por sua vez, contestou a rescisão e declarou, em nota, que foi surpreendida com a publicação da decisão nas redes sociais. Segundo o Executivo, os serviços de resgate, acolhimento, tratamento, reabilitação e soltura de animais silvestres “não foram e nem serão suspensos”, e seguem sendo realizados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
O município ainda informou que o contrato encerrado é o de número 88/2023, firmado com a empresa Núcleo da Floresta – Pesquisa em Fauna e Flora Ltda-ME, e que irá adotar as medidas administrativas cabíveis conforme a legislação vigente.
O post Itu: Núcleo da Floresta rompe contrato com Prefeitura, que diz que serviços continuam apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.