Nesta terça-feira, 1º de julho, às 19h, o Centro de Estudos do Museu Republicano de Itu recebe o ato de assinatura do compromisso “Cidade Antirracista”, com a presença do prefeito Herculano Passos (Republicanos) e de autoridades municipais.
No evento, também será realizada a cerimônia de posse da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial, uma iniciativa da Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e do Patrimônio Histórico. A criação da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial representa um importante avanço para o município, que passará a integrar oficialmente o grupo das 70 Cidades Antirracistas do Brasil.
O Projeto Cidades Antirracistas é uma ação da Rede de Enfrentamento ao Racismo do Ministério Público de São Paulo (MPSP), com início no Vale do Ribeira, no contexto do Plano Geral de Atuação (PGA). A iniciativa conta com o apoio do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (CPDCN).
De acordo com o MPSP, a adesão dos municípios paulistas a esse compromisso visa fortalecer políticas públicas voltadas à promoção da igualdade racial, garantindo à população negra, indígena e cigana o direito à igualdade de oportunidades, à defesa de direitos e ao enfrentamento de todas as formas de discriminação e intolerância. O Centro de Estudos fica na Rua Barão do Itaim, 140, Centro.
O post Ato de assinatura do compromisso “Cidade Antirracista” ocorre em Itu apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.