
O curta-metragem “Memórias”, com direção de Dorival Filho, apresenta uma releitura da trajetória da humanidade a partir de momentos marcantes da mídia, escolhidos com base na visão do diretor. A produção também aborda o atual avanço das Inteligências Artificiais e levanta a possibilidade de um futuro em que essas tecnologias alcancem um nível de consciência.
A animação foi desenvolvida com ferramentas da Adobe, sendo o Photoshop uma das mais utilizadas. Já os vídeos criados com apoio de Inteligência Artificial foram produzidos por meio da plataforma Freepik. A atuação, realizada por Dorival Cardeal, foi registrada com um iPhone 7.
Segundo o diretor, a proposta da obra reforça que é possível produzir com recursos simples e criatividade, destacando o conceito “faça você mesmo” (DIY – do it yourself). O acesso a tecnologias modernas e acessíveis permite que hoje qualquer um crie. “Essa produção é uma continuação da ideia ‘uma câmera na mão e uma ideia na cabeça’”, comenta Dorival.
O curta conta ainda com um site conceitual (https://curtamemorias.wordpress.com/), que aprofunda o tema por meio de referências teóricas, evidenciando o papel da Inteligência Artificial no cotidiano dos profissionais criativos. Para facilitar o acesso, será distribuído um cartão com QR Code que direciona o público para o vídeo no YouTube. Para conferir, acesse o link https://bit.ly/4iX6ew7.
O post Curta-metragem “Memórias” mistura animação, inteligência artificial e performance apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.