
Segundo líder mais velho a governar a Igreja Católica em 700 anos, faleceu nesta segunda-feira (21) o Papa Francisco, no Vaticano, aos 88 anos. Nascido Jorge Mario Bergoglio, o argentino de Buenos Aires foi o primeiro pontífice latino-americano.
Com a saúde já bem debilitada por problemas respiratórios, o pontífice foi internado em 14 de fevereiro, mas teve alta em 23 de março e estava em recuperação. No domingo (20), apareceu em público pela última vez, na bênção de Páscoa.
O anúncio do falecimento foi dado pela Capela da Casa Santa Marta, no Vaticano, com as seguintes palavras: “às 7h35 (hora do Vaticano e 2h35 de Brasília), o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja”.
A morte de Francisco foi muito lamentada pelo mundo afora. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou luto oficial de sete dias no Brasil. “A humanidade perde hoje uma voz de respeito e acolhimento ao próximo. O Papa Francisco viveu e propagou em seu dia a dia o amor, a tolerância e a solidariedade que são a base dos ensinamentos cristãos”, declarou.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), também se manifestou. “Papa Francisco nos ensinou que a fé caminha junto com simplicidade e a esperança. Descanse em paz!”. O prefeito de Itu, Herculano Passos (Republicanos), foi outro a lamentar a morte do papa. “Um momento de intensa tristeza para os fiéis da Igreja Católica. Deus receberá nosso Papa Francisco com a alegria pelo grande legado que ele nos deixou”.
O post Aos 88 anos, papa Francisco volta à casa do Pai apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.