in

Suspeito de sabotagem em transformadores de energia é preso em Itu

Itens encontrados com o suspeito foram apreendidos (Foto: Divulgação/GCM)

A Guarda Civil Municipal de Itu efetuou a prisão, nesta sexta-feira (18), de um homem suspeito de sabotar transformadores de energia elétrica em cidades no Estado de Minas Gerais. Ele estaria associado a uma quadrilha do chamado “novo cangaço”, tipo de crime organizado caracterizado por ataques violentos e coordenados a bancos e instituições financeiras, especialmente em cidades pequenas. As quadrilhas usam armamento pesado, fazem reféns e agem com táticas militares.

Durante patrulhamento preventivo, agentes da GCM ituana receberam informações do NIPEC (Núcleo de Inteligência, Planejamento, Estatística e Contrainteligência) sobre um indivíduo suspeito de se passar por funcionário terceirizado da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

De acordo com o núcleo, o suspeito, que conduzia um veículo Chevrolet Montana de cor prata, placas de Itu, havia sido flagrado por câmeras de monitoramento na cidade de Cabo Verde (MG) desligando transformadores de alta tensão. A ação criminosa resultou na desativação de um fusível que alimentava as câmeras de segurança da entrada do município. Além disso, o mesmo indivíduo teria desligado três outros transformadores na cidade de Botelho, também em Minas Gerais.

O veículo foi posteriormente identificado pelo sistema de monitoramento da Muralha Eletrônica na Rodovia da Convenção, ao ingressar no município de Itu. A partir dessas informações, a equipe da GCM intensificou o patrulhamento e localizou o automóvel na região da Praça Gaspar Ricardo, cruzamento com a Avenida da Saudade.

Durante a abordagem, nada de ilícito foi encontrado na revista pessoal, porém, na busca veicular, foram localizados três aparelhos celulares, R$ 654 em espécie, além de diversos equipamentos normalmente utilizados por prestadores de serviço do setor elétrico, incluindo uniforme com logotipo de companhia de energia, capacete, luvas — uma delas de borracha própria para alta tensão — lanterna, bastão de isolamento, escada, par de botas, faca, cordas, kit de cintas com manilha e anzol, multímetro e uma placa de reboque.

Questionado, o suspeito alegou realizar fretes para empresas e afirmou utilizar o uniforme durante esses trabalhos. No entanto, não soube explicar a origem e a finalidade dos demais equipamentos. Ele também afirmou ter permanecido por cerca de quatro horas na Praça XV, na cidade de Salto, antes de seguir para Itu. Contudo, o sistema Cortex — ferramenta de inteligência do Ministério da Justiça e Segurança Pública — não registrou permanência em Salto, apenas deslocamento.

Durante a averiguação, a equipe foi contatada por telefone pelo sargento Rafael Morais, da Polícia Militar de Minas Gerais, que repassou informações sobre um boletim de ocorrência registrado em Cabo Verde. O documento descreve o desligamento não autorizado de transformadores de energia do sistema de segurança municipal e danos ao patrimônio. A suspeita é de que o indivíduo estaria mapeando locais estratégicos para possíveis ações criminosas associadas ao chamado “novo cangaço”.

Diante das evidências, foi dada voz de prisão ao indivíduo, que foi conduzido pela equipe do GTAP 06 (Grupo Tático de Apoio e Prevenção), formada pelos agentes Pompolino, Corrêa, Cleber e França. O veículo foi levado ao distrito policial pelo agente Tamarossi.

Na delegacia, o caso foi apresentado ao delegado plantonista, Dr. Sérgio Augusto S. Lucca, que ratificou a prisão com base no artigo 265 do Código Penal — atentado contra a segurança de serviços de utilidade pública. O veículo, os celulares, o dinheiro e os demais objetos foram apreendidos. O indivíduo já tinha em sua ficha criminal os crimes de assalto a mão armada e tráfico de drogas.

O post Suspeito de sabotagem em transformadores de energia é preso em Itu apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.

1° Dia de Samba acontece no quintal da Jana, em Itu

Com um a menos e golaço de bicicleta, Ituano vence em Anápolis