
Acontece no próximo dia 26 de abril (sábado), a partir das 15h no quintal da Jana, o 1º Dia de Samba, uma imersão cultural na roda de samba em que os participantes terão contato com o autêntico samba, somente instrumentos cuidadosamente escolhidos para preservar a essência cultural do samba.
A experiência cultural com o samba será harmonizada pelo agrupamento Samba de Terreiro do Interior Paulista, com uma lista de músicas históricas, partindo dos anos 30. Grandes nomes serão lembrados, como Noel Rosa, Padeirinho, Silas de Oliveira, Joaquim Jaime, Djalma Sabia, Binha, Cartola, Moreira da Silva e outros talentos.
Agrupamento é o nome dado à união de pessoas apaixonadas pelo samba raiz. Diferente de um grupo que possui uma quantidade limitada, o agrupamento pode variar. No nosso encontro teremos no mínimo uma dezena de músicos, orquestrando nossa tarde com letras que retratam realidade social, esperança, e alegria através da música. O Samba de Terreiro tem inúmeras informações históricas nas suas letras e também na organização poética das palavras e melodias.
O termo “samba de terreiro” pode ser confundido com ritual religioso pela coincidência do nome e da alegria indescritível que a música consegue despertar em nós.
Pouco antes dos anos 1930, antes mesmo das escolas de samba ganharem suas quadras. A comunidade se reunia no morro de chão batido (terreiro), antes ou depois dos ensaios das escolas de samba, sem o rigor das escolas, os artistas eram livres para narrarem suas emoções, através da disposição em ser feliz com o samba, ali acontecia o Samba de Terreiro.
Os convites custam R$ 30 (1º lote). Informações e vendas pelo Instagram (@terreirodointeriorpaulista e @noquintaldajana) ou pelo WhatsApp (11) 97277-9043. O O quintal da Jana fica na Rua Domingos Fernandes, 106, Centro – Itu/SP.
O post 1° Dia de Samba acontece no quintal da Jana, em Itu apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.