
Itu recebe no dia 08 de junho (domingo), das 15h às 19h, o Circuito Sesc de Artes 2025, que conta com atividades gratuitas que atravessam nove linguagens artísticas e culturais: artes visuais e tecnologias, cinema, circo, dança, literatura, música, teatro, turismo e valorização social.
O evento, que em Itu ocorre na Praça Padre Miguel (Matriz), é realizado entre os dias 3 de maio e 8 de junho em 132 municípios do interior, litoral e da Grande São Paulo pelo Sesc São Paulo em parceria com prefeituras municipais e sindicatos do comércio de bens, serviços e turismo locais. A programação completa de Itu e outras cidades pode ser conferida no site sescsp.org.br/circuitosescdeartes.
Para Luiz Deoclecio Massaro Galina, diretor regional do Sesc São Paulo, “a ampliação do Circuito reafirma o compromisso do Sesc com a descentralização cultural, valorizando a produção de diferentes territórios e expandindo o acesso por meio da ocupação dos espaços públicos com múltiplas linguagens artísticas. Ao promover encontros em praças e ruas, a iniciativa convida à convivência e busca fortalecer a relação entre as pessoas e seus territórios.”
Em todas as cidades, o público encontrará o espaço de relacionamento do Sesc, um ponto de encontro sobre o Circuito e dicas de turismo, Sesc Digital e programação do SescTV, uma forma de conectar o público às ações do Sesc dentro e fora do Circuito.
Realizado desde 2008, o Circuito Sesc de Artes é uma oportunidade para a população de cidades da Grande São Paulo, do interior e do litoral paulista vivenciarem o clima de um festival de artes, com o objetivo de estender o alcance da ação do Sesc para as cidades que ainda não possuem uma unidade física.
Confira a programação em Itu:
Tacatinta Minigráfica – Criação de Bottons
Tacatinta
A artista visual Jéssica Groke, mineira radicada em São Paulo, conduz o público na criação de estampas de maneira analógica, utilizando papel pré-cortado, lápis, canetas e canetinhas. Depois de produzidas as ilustrações, as pessoas participantes manipularão uma prensa mecânica para fabricar artesanalmente seus próprios bottons.
A Caixinha de Música da Purezempla
Companhia Tetê Purezempla
Nesse espetáculo, a palhaça mineira radicada em São Paulo parece uma caixinha de música ambulante: ela toca ukulele, escaleta e saxofone enquanto diverte o público com cenas cômicas. Quem escolhe o som são as pessoas participantes: ao girar a primeira roleta é escolhido o instrumento que será tocado; a segunda aponta o estilo da música; e a terceira decide a velocidade. Que tal arriscar a sua sorte?
Traquinagem de Circo
Circo Colorê
E se você pudesse experimentar um pouquinho da emoção e do frio na barriga que sentem os artistas de circo realizando seus números no picadeiro? Nessa vivência do grupo de São José dos Campos (SP), as pessoas participantes são convidadas a testar diferentes habilidades, brincando de malabarismo, de mágica, de equilibrismo e tentando não deixar os bambolês caírem.
Sankofa e suas Histórias
Xirê de Quintal
Já pensou se fosse possível ampliar o conhecimento sobre outros povos e estimular o respeito à diversidade de seres humanos por meio da diversão? Inspirada nas tradições orais africanas, a atividade literária do grupo paulistano convida o público a experimentar brincadeiras de países como Gana, Tanzânia e Moçambique, por meio de histórias contadas em roda pelas pessoas mais velhas.
DJ Bbeka
A artista de Sorocaba (SP) teve seu primeiro contato com a discotecagem em 2018 e, desde aquela época, anima o público ao mesmo tempo em que preserva o objetivo de apresentar suas raízes e sonoridades pretas. O set passará por gêneros como black music, R&B, afrobeat, dancehall e funk.
Chic in Soul
Na Pista, na Vida
A banda Chic in Soul de Guarulhos (SP), que se consagrou ao som dos melhores hits do samba-rock, apresenta nesse show temático os clássicos dos bailes black das décadas de 1970 e 1980. No repertório, músicas de artistas como Tim Maia, Cláudio Zoli, Jorge Ben Jor, Wilson Simonal e Os Originais do Samba, além de canções internacionais.
Catimba – A Reviravolta
Cia. 2 Mililitros
O Grêmio Recreativo de Pirapora da Vila Pauliceia e seu Elenco Incomum passa por uma crise: no primeiro jogo da final da Taça Pacopa, o craque do time sofre uma falta que o tira de campo pelos próximos meses. Agora o time tem duas opções: colocar em campo um perna de pau que sequer gosta de futebol ou optar por uma garota craque de bola. Nesse espetáculo teatral da companhia paulistana, é a torcida quem decide o final da história.
O post Circuito Sesc de Artes 2025 traz programação gratuita a Itu apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.