
Contando com a presença de seus secretários municipais, o prefeito de Salto Geraldo Garcia (PP) realizou, na manhã da última quinta-feira (09), no auditório da Prefeitura, uma coletiva de imprensa para fazer um balanço sobre os 100 dias de governo.
Na oportunidade, Garcia comentou à imprensa da região sobre os desafios enfrentados nos primeiros meses de seu terceiro mandato. “Ao assumirmos a Prefeitura, encontramos uma realidade preocupante: um rombo de R$ 134 milhões entre dívidas acumuladas e déficit orçamentário. Uma situação que exige responsabilidade, seriedade e muito trabalho”.
Garcia disse que, após o levantamento da Secretaria de Finanças sobre as dívidas deixadas pela administração passada e o déficit orçamentário para este ano, algumas ações importantes foram realizadas, entre elas: negociação, parcelamento e início do pagamento de débitos relativos a 2024 e levantamento dos valores relativos aos tributos municipais vencidos e não recebidos. O prefeito também destacou que, nesses 100 dias de governo, foram feitos os pagamentos de protestos enviados pela CPFL para a Prefeitura, no valor de R$ 28.385,78.
“Mesmo diante desse cenário, estamos colocando a casa em ordem. Com planejamento, transparência e foco na gestão eficiente dos recursos públicos, já começamos a reorganizar as finanças municipais para garantir que os serviços essenciais não parem e que novos projetos possam sair do papel”, destaca o chefe do Executivo.
Questionado sobre a atual situação hídrica na cidade, Garcia disse. “Desde o primeiro dia de gestão, tratamos o abastecimento de água como prioridade absoluta. Estamos atuando em várias frentes para garantir mais segurança hídrica para Salto. Destravamos e iniciamos a construção da Estação de Tratamento de Água da Pedra Branca, também retomamos o projeto da ETA do Rio Jundiaí, e o projeto da Represa do Ribeirão Piraí teve grandes avanços nos últimos dois meses e a obra será retomada”.
Operação tapa-buracos
Contando com o auxílio de inteligência artificial, de acordo com o prefeito, foram contabilizados 4 mil buracos a serem reparados na cidade assim que ele assumiu a Prefeitura, porém não havia nenhum material disponível para iniciar os reparos. “Foi preciso agir com rapidez. Realizamos uma licitação emergencial para aquisição de massa asfáltica e já colocamos as equipes nas ruas. A operação tapa buracos está em andamento e avança diariamente”, diz Geraldo.
Demais áreas
Ainda durante a coletiva, Garcia comentou outras ações realizadas em diferentes áreas do governo, durante os 100 primeiros dias de administração. Na área da segurança, foram iniciados os processos de reforma e construção das pontes da Vila Martins e do Córrego do Ajudante, após ambas apresentarem riscos à população e à mobilidade do município.
Ainda na área da segurança, Geraldo anunciou a nova sede e novo caminhão para o Corpo de Bombeiros. A futura sede será instalada na Avenida Getúlio Vargas. Durante sua fala, o prefeito destacou que desde março, após sete anos, Salto passou a contar novamente com uma Delegada da Mulher exclusiva (Dra. Daniella Ranna Oliveira de Campos Lopes).
“A confirmação veio após articulação direta com o Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite. Essa é uma importante vitória no fortalecimento da rede de proteção às mulheres, garantindo mais acolhimento, agilidade no atendimento e combate efetivo à violência”, enalteceu Garcia.
O prefeito também falou sobre ações desempenhadas na limpeza e manutenção da cidade, educação dentre outras áreas. Ainda durante sua fala anunciou a ampliação do Cemitério do Éden e para a área da Saúde, a construção de duas novas Unidades Básicas de Saúde nos bairros Jardim Celani e Jardim América.
O post Salto: prefeito Geraldo Garcia faz balanço dos 100 dias de governo apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.