in

Procissão de Passos em Itu remonta mais de 200 anos

Mais que uma procissão, a celebração é uma reflexão sobre a via sacra carmelita (Foto: Divulgação)

A cidade de Itu ainda possui uma das mais tradicionais Semanas Santas do Estado de São Paulo, com belas e piedosas cerimônias. Entre elas está a Procissão de Passos, que é realizada e fielmente preservada pela igreja de Nossa Senhora do Carmo a mais de 200 anos.

Mais que uma procissão, a celebração é uma reflexão sobre a via sacra carmelita, que é composta por sete estações – os passos – alusivas à Paixão de Cristo. Contando com imagens muito antigas, especialmente esculpidas em madeira para a Semana Santa do Carmo, o cortejo para em sete residências e igrejas do percurso, onde um artístico altar simboliza cada passo.

Ao passar pela igreja do Bom Jesus, a imagem do Senhor dos Passos encontra-se com a de Nossa Senhora das Dores, que seguiu até ali por outro caminho, e tem lugar o “Sermão do Encontro” (de Jesus com Sua Mãe). É o momento mais esperado da procissão!

Outra riqueza da procissão são os “motetes” executados por coro e orquestra em cada passo, composições do século XIX, do maestro ituano José Mariano da Costa Lobo. E o comovente canto da Verônica, em música do século XVIII e do também ituano Pe. Jesuíno do Monte Carmelo. Entre um passo e outro a banda de música executa marchas que abrilhantam ainda mais o evento.

A Procissão de Passos, que marca o início das celebrações da Semana Santa em Itu, termina com o “Sermão do Calvário”, na frente da igreja do Carmo. Neste ano de 2025 ela acontece neste domingo (13), a partir das 19h. A Igreja do Carmo fica na Praça da Independência, no centro histórico da cidade.

O post Procissão de Passos em Itu remonta mais de 200 anos apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.

CBF divulga datas e horários das oito primeiras rodadas da Série C

Herculano veta projeto que autoriza mudança de nome da GCM para “Polícia Municipal”