A reabertura da Secretaria Municipal de Cultura, tendo como sede o Espaço Almeida Jr., foi adiada. Ela estava prevista para este sábado (22), mas a atual gestão diz que encontrou problemas graves no imóvel.
O prédio estaria sem as permissões legais e alvarás necessários, além de não ter extintores de incêndio, para-raios, luzes de emergência, reservatório contra incêndios e hidrantes.
“As irregularidades encontradas incluem a falta de equipamentos básicos de segurança e combate a incêndio, o que coloca em risco o público, artistas e servidores que frequentam o imóvel. Além disso, a ausência de AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) é um grave problema, pois é um documento essencial para garantir a segurança do local”, diz a Prefeitura.
A gestão diz que está trabalhando para regularizar a situação e garantir que o Espaço Cultural Almeida Júnior seja um local seguro para a realização de atividades culturais.
Patrimônio Histórico
Quando tudo estiver regulamentado, o Espaço Cultural Almeida Júnior, localizado na Rua Paula Souza, 664, Centro, sediará novamente a Secretaria Municipal de Cultura e do Patrimônio Histórico.
Em fevereiro de 2024, o espaço foi entregue após revitalização e investimento de R$ 7 milhões do Governo de São Paulo, por meio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur). Tanto Estado quanto município disseram, na época, que tudo havia sido entregue de acordo, com “detecção e combate a incêndio e sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas” (SPDA) “, entre outros.
O casarão foi construído no final do século XIX, em taipa Pombalina e taipa de Mão, e está localizado na Rua Paula Souza, no centro histórico do município.
De 1874 até a década de 1970 o edifício abrigou o primeiro grupo escolar da cidade, “Dr. Cesário Motta”; é tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo).
Programação 415 anos
Em razão dessa situação, algumas atrações da programação de 415 Anos da cidade foram adiadas e serão reagendadas: Grande Encontro de Artistas; Família Awapateinju: história, cultura e musicalidade; Leonardo Leite – Piano, soprano e tenor – Obras Inéditas de Miguelzinho Dutra; Orquestra de Viola Caipira; UNEI – Encantos do Afro e Coral Vozes de Itu – Uma Seresta Ituana.
As novas datas serão divulgadas em momento oportuno.
Crédito da imagem: Prefeitura de Itu
O post Prefeitura diz que encontrou problemas graves no Espaço Almeida Jr., revitalizado recentemente apareceu primeiro em Jornal de Itu ®️.
Fonte
Publicado em February 18, 2025.
O post “Prefeitura diz que encontrou problemas graves no Espaço Almeida Jr., revitalizado recentemente” pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal de Itu ®️