in

Festa Italiana em Itu chega a sua 21ª edição

Abertura oficial será neste sábado, às 20h, com o show A Bela e os Tenores (A Bella Itália) (Foto: Divulgação)

A tradicional Festa Italiana, que é uma das marcas registradas no aniversário de Itu, vai ocorrer em sua 21ª edição em três finais de semana, entre 25 de janeiro e 09 de fevereiro. Aos sábados, a festa tem início às 17. Aos domingos, começa às 10h.

Tendo como palco a Praça Padre Miguel, o Largo da Matriz, o evento é promovido pela Paróquia Nossa Senhora da Candelária e conta com o apoio da Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Turismo, Lazer e Eventos, movimentando grande número não apenas de ituanos, como de turistas.

A programação, além da parte religiosa, terá também a festa, propriamente dita, com barracas de comes e bebes e outras, além de apresentações artísticas que prometem animar todos os presentes.

Na parte religiosa a programação já teve início no último dia 21 com o início da novena que terminará no próximo dia 29. O tríduo acontece nos dias 30, com Missa celebrada por Padre Renan; 31, com Padre Felipe e dia 1º com Padre Leonardo, sempre às 19h na Igreja Matriz.

No domingo (02), dia de Nossa Senhora da Candelária e aniversário da cidade, haverá Missa às 7h, com Padre Matheus; 10h, Bispo Dom Arnaldo e 17h, com Padre Francisco Carlos, além da Procissão Luminosa, após a Missa das 17h. 

A abertura oficial da festa no sábado (25), às 20h, contará com autoridades locais e uma apresentação especial de A Bela e os Tenores (A Bella Itália). No domingo (26), às 12h, haverá show italiano surpresa e às 20h, Via Roma Banda Show Baile. 

No dia 1º (sábado), às 20h, se apresenta a Banda Via Roma Baile Show e os 3 Tenores e no dia 02 (domingo), aniversário da cidade, às 12h, haverá show com Renato Gabiani e Teclado, e mais duas atrações surpresa e por volta das 21h30, show pirotécnico e apresentação do cantor Tony Angeli.

E finalmente no dia 08 (sábado), às 20h, show com Ivano Italianíssimo e dia 09 (domingo), às 12h, show de Renato Gabiani e Teclado e às 20h, finalizando a festa, show de Ricardo Bombarda e Teclados.

Durante todos os dias de evento, haverá artistas encenando personagens de imigrantes italianos interagindo com o público. Os horários das atrações podem variar de acordo com as condições climáticas.

Público – Segundo o Diácono Tadeu Italiani, um dos coordenadores da festa, o público estimado para os três finais de semana na Praça Padre Miguel é em torno de cinco mil pessoas, entre munícipes e turistas.

E uma curiosidade: quando se fala em festa italiana, a primeira coisa que vem à mente é a farta alimentação. Italiani diz que “entre nhoque, macarrão e capeleti são mais de uma tonelada em massas, além da panqueca, que tem muita procura”.

Essas massas, segundo Italiani, são compradas prontas em sua grande maioria. “Há doações da comunidade, mas infelizmente essas doações estão caindo a cada ano – lamenta – então nós compramos. Mas nós preparamos os molhos e para os três finais de semana a estimativa é que façamos mais de quinhentos quilos de molho para esta festa”.

O post Festa Italiana em Itu chega a sua 21ª edição apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.

Oficina criativa de arte e brinquedoteca são atrações de férias no Plaza Shopping Itu

Ituano vence Juventus e segue sem perder em casa