Na terça-feira (14), a sede do Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios de Itu (POEAO), instalada no 2º Grupo de Artilharia de Campanha Leve (GAC-L) “Regimento Deodoro”, recebeu autoridades municipais, empresários, professores e alunos para celebrar os 10 anos de parceria entre as duas instituições. Durante o evento foi anunciada a prorrogação até 2029 da parceria por meio de um novo acordo de cooperação com o Exército Brasileiro.
Criado em 2006, o POEAO surgiu com a missão de transformar a vida de jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, capacitando-os para o mercado de trabalho na área da construção civil. O foco principal do projeto está na conservação, revitalização e restauração de patrimônios históricos edificados. Desde então, a iniciativa já formou 346 jovens em 15 turmas, promovendo uma educação técnica de qualidade e contribuindo para a preservação da memória histórica de Itu e região.
O coordenador geral do POEAO, Raul de Souza Almeida, relembrou o início da trajetória do projeto, quando ainda funcionava no antigo prédio da PRODEMI, e destacou a importância de sua instalação no Regimento Deodoro. Ele também homenageou antigos comandantes do Exército que apoiaram a iniciativa e agradeceu aos empresários e diretores da Associação Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios de Itu, entidade mantenedora do projeto.
O Regimento Deodoro desempenha um papel importante no sucesso do POEAO. As instalações do projeto, que incluem uma oficina de marcenaria, laboratório de informática, salas de aula e outros ambientes de apoio, estão localizadas dentro do quartel, graças ao acordo firmado com o Exército Brasileiro. Durante o evento, o Tenente Coronel de Artilharia Marcelus Armindo Ribeiro Nogueira destacou que parcerias como essa são raras no Exército Brasileiro. Segundo ele, “aqui, não se espera o poder público, se une e realiza”, ressaltando que iniciativas como essa refletem a força e o dinamismo de São Paulo como “o motor do Brasil que dá certo”.
O POEAO oferece um currículo abrangente, que vai além das habilidades técnicas da construção civil. Os alunos têm acesso a disciplinas como Português, Matemática, Educação Patrimonial, História da Arquitetura, AutoCAD 2D, Revit Architecture, e Instalações Hidráulicas e Elétricas, entre outras. Além disso, as atividades incluem visitas monitoradas a importantes sítios históricos de Itu, como igrejas tombadas, fazendas centenárias e o Museu Convenção de Itu, proporcionando uma vivência prática e rica em história.
Para participar do projeto, os jovens precisam estar cursando pelo menos o 8º ano do ensino fundamental em escola pública. Essa exigência reforça o compromisso com a inclusão social e o impacto positivo na comunidade local.
Conexões e reconhecimentos
A Associação Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios de Itu, declarada de utilidade pública municipal e estadual, conta com parcerias estratégicas com instituições renomadas, como a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Senai/SP e o Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP). Esses convênios garantem uma formação técnica robusta e alinhada às demandas do mercado de trabalho.
A renovação do acordo de cooperação até 2029 é um marco que reafirma o compromisso entre o POEAO e o Regimento Deodoro em transformar vidas e preservar a história. Com essa parceria, mais jovens terão acesso a uma formação técnica e humanística, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e para a valorização do patrimônio histórico de Itu e do Brasil.
O post Parceria de 10 anos entre POEAO e o Quartel de Itu é celebrada e prorrogada apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.