O novo presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Itu – 53ª Subseção, Dr. Rodrigo Tarossi, esteve na redação do JP na tarde da última quinta-feira (09) para uma visita institucional. Na oportunidade, ele falou sobre as ações que deve implementar neste novo mandato – Tarossi presidiu a entidade entre 2019 e 2021.
Segundo ele, a transição foi muito tranquila após reuniões com o ex-presidente Dr. André Sbrissa. “Já conhecia todo o sistema, mas é óbvio que nossa característica de gestão é diferente da diretoria anterior”, frisou ele, que deixou a presidência da 9ª Turma do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/SP para concorrer às eleições da OAB Itu, sendo eleito com 65,89% dos votos válidos na eleição de novembro passado.
Uma das novidades é a criação da Diretoria Adjunta, que vai auxiliar na coordenação das comissões da OAB Itu e na atuação da entidade junto à advocacia e à sociedade. “Já temos um calendário de eventos, cursos e treinamentos e em março vamos lançar a Academia da Advocacia, para preparação do jovem advogado”, comentou o presidente.
Já para a população, Tarossi afirma que os serviços serão ampliados e humanizados. “O atendimento no Pirapitingui, que está suspenso, vamos retomar. Conversamos com o Herculano sobre isso hoje e ele prometeu manter a nossa sala e também nos auxiliar em tudo que precisamos, inclusive com um funcionário. Vamos retomar aqui na sede principal [Bairro Brasil] de uma forma mais ampla”, disse.
Conforme explicou o presidente, antes o atendimento gratuito à população carente era em dias determinados, o que gerava grande fila. Agora, será de segunda a quinta-feira. “Sempre vai ter alguém para atender”, comentou.
Na reunião com o prefeito Herculano Passos (Republicanos), além da retomada do atendimento no Pirapitingui, foi abordada a doação do terreno para a construção da sede própria da OAB Itu. A doação de um terreno no Centro chegou a ser aprovada na Câmara, porém a cessão foi revogada por descumprimento de certos requisitos. Agora, a ideia é a doação de um terreno no Itu Novo Centro, próximo à Prefeitura.
“O Herculano entendeu que não se trata de um benefício para a advocacia, mas para a sociedade”, afirmou. A construção seria bancada pela Seccional de São Paulo da OAB, que já tem um projeto para uma sede sustentável, com captação de água de chuva. “Eu já conversei com o presidente Leonardo Sica, meu grande parceiro, e foi algo que na campanha a gente combinou que se realmente conseguíssemos o terreno, ele prometeu construir”, informou. A esperança é que o prédio fique pronto em 2026, quando a OAB Itu completa 50 anos de atuação.
Além da atuação na presidência da OAB Itu, Tarossi mantém seu escritório de advocacia e ocupa a presidência do Conselho Fiscal da Federação Paulista de Futebol (FPF). “É algo que eu gosto muito de fazer, porque engloba duas paixões: futebol e direito”, comenta ele, que torce para o Ituano e para o São Paulo Futebol Clube.
Por fim, Tarossi deixa uma mensagem para a advocacia e para a população. “A OAB, vocês vão perceber, vai se mostrar. Vai ser protagonista. Queremos reconquistar essa posição da OAB e da advocacia na sociedade. Entendemos que a advocacia é muito importante para a sociedade, para a democracia e vamos retomar esse espaço”.
O post Novo presidente da OABItu visita redação do JP apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.