A Via Colinas, concessionária do grupo Via Appia, com participação da ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), da Polícia Militar Rodoviária (PMRv), do Corpo de Bombeiros e o serviço de ambulância 192 da cidade de Itu, realiza nesta sexta-feira (20), a partir das 9h, um treinamento com as equipes que prestam atendimento aos usuários simulando um acidente com veículo de transporte de carga perigosa, um ônibus e múltiplas vítimas.
A ação acontece no quilômetro 18 da SP-075, em Itu, na pista que dá acesso ao Posto Geral de Fiscalização (PGF-18). No local será simulado um acidente envolvendo um caminhão tanque, transportando um tipo de produto considerado perigoso e um ônibus, com vítimas. O treinamento terá 11 “vítimas” com diferentes níveis de gravidade.
Dentro do cenário montado, as equipes envolvidas terão que estudar a situação para identificar os riscos e socorrer as vítimas com segurança e agilidade. Para desenvolver essa ação a concessionária vai utilizar ambulância, guincho leve e pesado, um caminhão pipa e veículos de inspeção e supervisão de tráfego, além dos recursos externos dos Corpos de Bombeiros, PMRv e Defesa Civil.
Para simular o acidente desde o seu início, o operador do PGF-18 irá se comunicar com a Central de Controle de Operações da Via Colinas, onde irá informar o acidente com o envolvimento de produto perigoso. A partir desta comunicação será iniciado todo o processo de atendimento do caso.
Conforme o cronograma montado junto à ARTESP, as equipes da concessionária vão trabalhar na identificação do acidente, dos produtos e das vítimas, realizar o isolamento da área, controle do tráfego, combate e controle de emergência, se necessário, montar um posto de comando e área de descontaminação e liberação da rodovia para o tráfego.
O post Via Colinas realiza simulado de acidentes com produtos perigosos na SP-075 em Itu apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.