A Schola Cantorum de Itu está completando dez anos de atividades. Criada pelo Instituto Cultural de Itu, iniciou a formação de um grupo de cantores em novembro de 2014. A parceria com a Igreja do Bom Jesus foi fundamental para estabelecer um espaço para as aulas, sejam de formação musical, da cultura litúrgico-religiosa bem como do canto coral.
Após seis anos ocupando as salas do piso superior do sobrado anexo à igreja, consolidou-se um coro de vozes mistas para o Canto Gregoriano e para a música sacra polifônica. Desde o início, o grupo tem por regente Paulo Roberto Zeppini e organista Luís Roberto de Francisco.
A organização da Schola Cantorum de Itu só foi possível pelo empenho da Dra. Olga Sodré, grande incentivadora do projeto, bem como da parceria com o Prof. Felipe Boni Alves Moreira, que dirigiu os primeiros anos da formação do grupo.
Nesses dez anos, a Schola Cantorum participou de grandes momentos da vida da Igreja, como a abertura da Porta Santa do Ano da Misericórdia e a sustentação dos cânticos nas romarias anuais do Apostolado da Oração paulista a Itu, cerimônias que reuniram milhares de pessoas. O coro tem cantado também em outras cidades como Salto, Cabreúva, São Paulo, Araras, Indaiatuba e Santana de Parnaíba. Atualmente, o grupo participa mensalmente da liturgia na Igreja do Carmo, todos os primeiros sábados, e na Paróquia Senhor no Horto, todos os terceiros domingos. A Schola também tem preparado salmistas para a atuação fora do grupo.
A celebração dos dez anos se dará na Igreja do Bom Jesus durante a missa do primeiro domingo (03), às 8h, seguida do cântico do Te Deum.
O post Schola Cantorum de Itu completa dez anos de atividades apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.