Na noite da próxima terça-feira (22) haverá uma reunião na sede do Ituano e na pauta está uma proposta para que o clube se transforme em uma Sociedade Anônima de Futebol, a popular SAF.
A reportagem do Periscópio tentou contato com o presidente do Ituano João Paulo Ruiz e os gestores Paulo Silvestri e Juninho Paulista sobre o assunto, que vem despertando a atenção de associados e torcedores do clube.
João Paulo Ruiz, o presidente, fez uma explanação para que o torcedor possa entender melhor como funciona a SAF: “o Juninho e o Paulo Silvestri têm uma empresa que tem um CNPJ e vem desde 2009 na gestão do futebol do Ituano, que por sua vez tem seu próprio CNPJ. Então, no modelo atual o CNPJ dos gestores administra o CNPJ do Ituano”.
Ele diz ainda que “a proposta de SAF é criar um novo CNPJ, que passaria a chamar-se Ituano Futebol Clube Sociedade Anônima de Futebol – SAF. Se isso for aprovado, o nosso CNPJ de hoje passa a ser sócio no novo CNPJ, mas o Ituano Futebol Clube continua existindo”.
“Com isso – diz Ruiz – o eventual dinheiro que venha entrar no Ituano Futebol Clube, por meio da constituição da SAF, ou dos lucros auferidos a partir da constituição, seguirá sendo administrado como sempre foi, pelo presidente do clube e o tesoureiro, sob fiscalização e aprovação dos Conselhos Deliberativo e Fiscal”.
Resumindo, o dinheiro que porventura possa entrar para o Ituano em caso da aprovação da SAF, nenhum centavo será gasto pelo clube sem que haja a aprovação dos conselheiros. Questionado sobre o que o clube poderá fazer com o dinheiro, Ruiz afirmou que “esse dinheiro poderia ser investido nas outras modalidades de esporte do clube, como futdown, basquete e outras. Mas lembro que qualquer dinheiro que seja investido terá de ser registrado em ata”.
A reportagem tentou saber qual o valor que a empresa de Paulo e Juninho teriam oferecido ao clube, mas o presidente alegou uma cláusula de sigilo na proposta feita e não pode declarar. Ruiz disse, entretanto, que a única proposta veio de Silvestri e Juninho.
Ainda sobre a proposta o presidente afirmou que “o Conselho Deliberativo recomendou que fosse levada aos sócios e serão 84 associados que irão votar na próxima terça-feira e se for aprovada, o Ituano tornar-se-á SAF”.
Ruiz foi bem claro e transparente e ainda deixou sua opinião pessoal: “eu acho que o rumo do futebol, para um clube como o Ituano, que não tem uma torcida gigantesca como São Paulo, Corinthians, Flamengo e outros, é vantajoso. Agora, clubes como Ituano, Guarani, São Bento, por exemplo, acho bem interessante. Ainda mais para o Ituano que é um clube que não tem dívidas, é um clube completamente saudável financeiramente”.
Um diretor que pediu para não ser identificado tem uma opinião que por um lado é favorável e por outro é contrário a SAF. Explicando melhor, ele entende que o clube virar SAF seria uma evolução. Porém, o valor que estaria sendo proposto é muito baixo.
“Até alguns meses atrás, poderíamos concordar, mas depois vendo como foi o São Bento, que foi vendido por R$ 130 milhões ao grupo liderado pelo ex-jogador Zé Roberto, acredito que o Ituano, com todo respeito ao São Bento, vale muito mais”.
O Periscópio volta a lembrar que os valores não foram divulgados devido a uma cláusula de sigilo na proposta feita, que foi respeitada tanto pelo presidente João Paulo Ruiz como pelo diretor.
A reportagem procurou também por Paulo Silvestri e Juninho Paulista, mas eles preferiram se manifestar apenas após o encerramento da reunião. Agora resta esperar a noite da próxima terça-feira (22), quando o assunto será colocado para aprovação dos associados do clube. (Moura Nápoli)
O post Ituano SAF: entenda o que pode ocorrer apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.