A partir do dia 19/10 a DAN Sala São Pedro, em Itu, recebe a exposição individual de Laerte Ramos, intitulada “Deslinde & Diversionismo“, com curadoria de Carolina Splendore.
Dividida em dois atos, a mostra propõe um diálogo entre o espaço e o espectador, oferecendo dois recortes curatoriais distintos que revelam a versatilidade do artista.
Conhecido no cenário contemporâneo brasileiro por sua produção em gravura e grandes instalações de cerâmica, Laerte Ramos utiliza uma ampla gama de técnicas, como xilogravura, serigrafia, pintura, escultura e tapeçaria. Sua obra é caracterizada por uma manipulação controlada, mas espontânea, que resulta em objetos que parecem sobreviventes tanto de uma catástrofe quanto de uma celebração, transformando-se em artefatos de realidades alternativas.
Segundo a curadora, “Deslinde” explora o ponto de encontro entre traço e território, desvelando uma camada inicial e primitiva nas obras como Retroland e Omen. Já em “Diversionismo“, o artista reconfigura objetos e símbolos de maneira subversiva, transformando o familiar em algo inusitado, como é o caso das obras Anti-derrapante e Patrulha Seven Boys.
A mostra apresenta várias séries importantes de Laerte, incluindo:
Retroland, que resgata desenhos desenvolvidos durante sua residência artística em Paris, transformados em gravações a laser e sobrepostos em pinturas sobre madeira.
Retrocremeland, composta por esculturas híbridas que remetem à cultura de massa e ao gosto pessoal do artista pela escalada.
Top-o-lândia, um novo conjunto de obras tridimensionais que explora a conexão entre as pinturas da série Retroland e o cimento como suporte.
Versus, instalação que empresta seu nome à exposição e que apresenta armas com canos estourados, criando uma metáfora sobre embates e realidades em suspensão.
A exposição busca criar um espaço onde o espectador é convidado a refletir sobre as narrativas visuais e poéticas que o artista constrói. Laerte Ramos, com sua habilidade de mesclar diferentes linguagens, une referências de sua infância a debates contemporâneos, criando um elo entre o passado, o presente e o futuro.
Sobre o artista
Laerte Ramos, nascido em São Paulo (1978), é graduado em artes plásticas pela FAAP. Sua obra, marcada por uma constante investigação dos meios reprodutivos da imagem, explora as relações entre as cidades e os locais de produção ou exposição. Com um currículo extenso, participou de residências artísticas internacionais e acumula 34 prêmios. Além disso, Ramos é fundador do “Ar: Acervo Rotativo”, um acervo independente de arte contemporânea.
Sobre a curadora
Carolina Splendore é atriz, curadora de artes plásticas e produtora audiovisual. Com formação em filosofia e artes cênicas, atuou em diversas produções teatrais e audiovisuais. Recentemente, assinou exposições no Museu da Moda, em Belo Horizonte, e na The House of Arts, em Miami.
SERVIÇO:
Exposição: Deslinde & Diversionismo – Laerte Ramos
Curadoria: Carolina Splendore
Data: 19 de outubro de 2024 a 19 de janeiro de 2025
Local: DAN Galeria Sala São Pedro (FAMA Museu ITU) – Rua Bartolomeu Tadei, 09, Itu, SP
Horários: quarta a domingo, das 11h às 17h
Contato: (15) 99136-0301 | dangaleria.com.br
O post Galeria em Itu recebe exposição “Deslinde & Diversionismo” do artista Laerte Ramos apareceu primeiro em Jornal de Itu ®️.
Fonte
Publicado em October 18, 2024.
O post “
” pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal de Itu ®️