No próximo sábado, dia 05 de outubro, a partir das 10 horas, a Academia Ituana de Letras celebrará os 500 anos de nascimento do primeiro grande escritor da língua portuguesa, Luís Vaz de Camões, cujo poema épico “Os Lusíadas” está ligado à grandes navegações portuguesas.
A comunicação “Poesia lírica de Camões, além do biografismo”, pelo Prof. Dr. Jean Pierre Chauvin, convidado da ACADIL, revela a relevância da obra lírica de Camões, editada postumamente, em 1595, na coletânea “Rimas”. O pesquisador propõem-se a analisar que, nem sempre, as perspectivas de leitura dessa obra levaram em conta os preceitos retórico-poéticos e os poetas modelares com que seus versos dialogavam, sobretudo desde a longa tradição da Antiguidade greco-latina ao século XVI.
Jean Pierre Chauvin é livre-docente na Escola de Comunicações e Artes (USP), onde pesquisa e leciona Cultura e Literatura Brasileira. Atua no Programa de Pós-Graduação Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.
Na mesma reunião a ACADIL receberá o Prof. Fernando Buzzetto. O escritor, inspirado em Agatha Christie, tem se dedicado à produção de histórias de suspense em que retrata a realidade brasileira, tendo a mulher como protagonista.
Após a publicação do conto Acuada e dos romances Nosso Rancho e Teimosa, na reunião da ACADIL, Fernando lançará o seu novo romance noir “Mentiras”. A trama retrata três irmãs, cujas vidas estão entrelaçadas pela história da família entre Belo Horizonte e o interior de São Paulo. A história se passa no tempo da Ditadura Militar e nos dias atuais, guardando o segredo amargo de desejos, paixões proibidas, vidas duplas, crimes e mistérios ocultos pelo tempo. A cada descoberta, em cada sombra vasculhada, uma rede de mentiras se revela, e a semente da paranoia cresce para colocar em risco a confiança e os laços de sangue que unem a família. O novo romance noir é editado pela FoxTablet e estará disponível para aquisição.
A Academia Ituana de Letras é uma associação cultural sem fins lucrativos, fundada em 1992 e formada por trinta e seis escritores.
A reunião da ACADIL é aberta ao público em geral e acontecerá no Espaço Euclydes Marins e Dias, à Rua Luiz Vaz de Camões, 157, Jardim Convenção, Itu.
Reunião da Academia Ituana de Letras
5 de outubro de 2024, sábado, 10h.
Rua Luís Vaz de Camões, 157
Jardim Convenção, Itu.
O post Acadil celebra 500 Anos de Camões neste sábado apareceu primeiro em Jornal de Itu ®️.
Fonte
Publicado em October 4, 2024.
O post “Acadil celebra 500 Anos de Camões neste sábado” pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal de Itu ®️