No sábado (31/08), a partir das 19h, a Schola Cantorum de Itu participou da missa cantada celebrada em memória do compositor cabreuvano Erothides de Campos e repertório do maestro Elias Álvares Lobo. A solenidade se deu na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade, em Cabreúva, presidida pelo pároco, Padre Adriano Francisco da Silva e foi o último evento do mês dedicado ao compositor ituano, um diálogo entre cidades irmãs e músicos contemporâneos.
Durante a celebração, o coro executou uma seleção de obras do maestro Elias Lobo, algumas inéditas e especialmente restauradas em 2024 pelo Museu da Música – Itu, para a comemoração dos seus 190 anos de nascimento.
A celebração contou com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Cabreúva. Erothides de Campos atuou como músico entre Cabreúva e Piracicaba, muito próximo de descendentes e sobrinhos de Elias Lobo. É considerado um dos maiores compositores brasileiros para a música de seresta.
A Schola Cantorum de Itu é mantida pelo Instituto Cultural de Itu, existe há dez anos e tem como objetivo o estudo e divulgação da música sacra e, em especial, aquela dos compositores de Itu. Tem por regente o maestro Paulo Roberto Zeppini. Além dos membros da comunidade, prestigiaram a celebração membros da Academia Ituana de Letras e do Museu da Música – Itu.
O post Missa Cantada celebra Erothides de Campos e Elias Lobo apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.