in

“Decreto da Prefeitura confirma que Itu está sem água”, diz deputado

Em Decreto, publicado na Imprensa Oficial desta quinta-feira, 04 de julho, o prefeito Guilherme Gazzola autoriza que a CIS (Companhia Ituana de Saneamento) utilize 35 reservatórios de água particulares para captação de água, sendo que desses 35 reservatórios, 11 estão na região do Pirapitingui. A situação é tão grave que a Prefeitura cita que a Guarda Civil Municipal está autorizada a agir, caso os proprietários dessas áreas tentem se opor. A medida é válida por 120 dias (4 meses), podendo ser prorrogada por mais 120 dias.

“Essa atitude, desesperadora, e às vésperas do período eleitoral, apenas comprova o que todo mundo já sabia, de que Itu não tem água”, afirma o deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Itu, Rodrigo Moraes.

Nas justificativas utilizadas por Guilherme Gazzola, através da Secretaria Municipal de Justiça, estão a elevação do consumo de água potável; o aumento significativo das temperaturas especialmente na época de estiagem que pode gerar redução de oferta de água; e o alto consumo de água pelos munícipes.

“Parece brincadeira um prefeito vir, em pleno inverno, exatamente na semana que registramos as temperaturas mais baixas do ano, falar em aumento significativo das temperaturas. Isso é um tapa na cara no povo. Sem falar que em qualquer lugar do mundo o consumo de água diminui no inverno. São justificativas descabíveis de quem não tem mais o que fazer”, argumenta Rodrigo Moraes.

Curiosamente, esse Decreto vai na contramão do que a CIS informa ao público, pois nesta sexta-feira (05/07), a Companhia Ituana de Saneamento anunciou que a partir do dia 10 de julho a adutora do Sistema Utu-Guaçu entrará em operação.

“É ridículo querer falar em adutora, quando se está desesperado atrás de água. Já passou da hora do prefeito vir a público e assumir que a cidade não tem água. Que os milhões que ele gastou com tubos não resolveram em nada o problema da falta de água em Itu. Agora é esperar por aquele festival de caminhões-pipa desfilando pela cidade na tentativa de socorrer nossa população que já não aguenta mais esse sofrimento”, concluiu o deputado estadual. 

(Este texto é um publieditorial)

O post “Decreto da Prefeitura confirma que Itu está sem água”, diz deputado apareceu primeiro em Jornal de Itu ®️.

Fonte

Publicado em July 6, 2024.
O post ““Decreto da Prefeitura confirma que Itu está sem água”, diz deputado” pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal de Itu ®️

Cartunista de Itu é premiado em concurso na Bulgária

Prefeitura restringe acesso à cultura apenas para quem tem Cartão Cidadão