in

Exposição de artes visuais com camadas tridimensionais chega a Itu

Foto: Lamparina Núcleo Cultural/Divulgação

Na próxima quarta-feira (14), o Fama Museu, em Itu, receberá a exposição “Amálgama”, criada pelo duo artístico Fite Arte, cujas obras convidam o público a cotidiano, rotina e práticas que estamos inseridos enquanto sociedade.

Através de esculturas, dioramas e painéis, os artistas nos convidam a pensar a relação coerente e saudável entre o humano, o desenvolvimento e a natureza, buscando novos significados e novas formas de viver a coletividade. A exposição “Amálgama” se configura em nove obras de arte em escalas dimensionais e espaciais que exprimem mecanismos de “causa e efeito” relacionados às diversas ações de interferência humanas no meio ambiente, na sociedade, que acabam por moldar seu comportamento.

O projeto “Amálgama” está em circulação pelas cidades de Itu, Pilar do Sul, Salto, São Roque e São Miguel Arcanjo, permanecendo em visitação pública por 21 dias em cada município. É realizado com recursos do ProAC – Programação de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e é conduzido pela Lamparina Núcleo Cultural, sob coordenação executiva de Magda Barbosa.

A Street Art é uma importante expressão artística americana que em meados de 1970 ganhou as ruas como mecanismo artístico e de manifesto contra as condições sociais, políticas e culturais do território. Em solo brasileiro, a Street Art se popularizou a partir do Graffiti a partir da década de 1980 na cidade de São Paulo, passando a fazer parte da do cenário e cotidiano da metrópole como instrumento de constatação sociocultural e política. O interior paulista possui grandes representantes da arte urbana e é pelo conjunto estético dos artistas Michel Japs e Will Ferreira que se pode conferir a exposição “Amálgama”.

Os artistas Will Ferreira e Michel Japs têm como principal proposta estética a Street Art. Eles são naturais de Sorocaba e compõem o duo artístico que atua no Estado de São Paulo desde 2014. Juntos, os artistas venceram sete vezes o Prêmio de Artes Visuais “Flávio Gagliardi”, e já participaram de grandes ações artísticas.

A exposição pode ser conferida até 8 de março no Fama Museu (Rua Padre Bartolomeu Tadei, 9, Bairro Alto), das 11h às 17h. A classificação é livre.

O post Exposição de artes visuais com camadas tridimensionais chega a Itu apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.

Plaza Shopping terá atrações de Carnaval com matinê, Banda União e oficinas grátis

AB Colinas prevê tráfego de 863 mil veículos nas rodovias durante o Carnaval