A CIS (Companhia Ituana de Saneamento) informou que Itu registrou agora em 2024 o mês de janeiro menos chuvoso desde 2015. Segundo a autarquia, foram registrados apenas 133,2 milímetros de precipitação no primeiro mês do ano. A escassez de chuva, porém, não deverá gerar rodízio de abastecimento de água na cidade. É o que garante a CIS.
“Janeiro está se encerrando com uma marca negativa em relação a chuva, é o mês de janeiro menos chuvoso em 9 anos (desde 2015) no município de Itu. A média histórica para o mês está em 218 mm (desde 2004) e até o dia 29/01 foi registrado apenas 133,2 mm de média de precipitação. A previsão de chuva na semana do dia 22/01 até 28/01 era de 57,7 mm e no período houve apenas 10,3 mm de média de precipitação em Itu – 18% do que era esperado”, informa a CIS.
A autarquia também informou que os mananciais estão operando com 78% da capacidade atualmente. A situação mais preocupante segue sendo a Bacia do Itaim, que agora registra 25% da capacidade total. As bacias do Pirajibu e do Mombaça seguem com 100%, já que são captações que não secam.
Apesar de descartar o rodízio, a CIS segue pedindo a colaboração da população para evitar o desperdício de água e alerta que a fiscalização está nas ruas, podendo multar quem esteja desperdiçando.
Obras
Segundo a CIS, as obras do Sistema Utu-Guaçu, nova captação de água bruta da cidade, já estão aceleradas. A tubulação azul está assentada e o primeiro teste será na sexta-feira (02/02), aniversário de Itu. A captação de água bruta deve entrar em pré-operação em meados de maio ou junho. Em paralelo, mais dois reservatórios de água tratada devem ser entregues no mesmo período: Vila Esperança e Parque Industrial.
O post Itu tem o janeiro menos chuvoso desde 2015 apareceu primeiro em Jornal Periscópio | Jornal do Povo.