Realizado em 17 e 18 de novembro, no Museu do Ipiranga e Museu Republicano de Itu, respectivamente, o Encontro “Irmandades Negras e(m) Museus” tem como principal objetivo o compartilhamento de conhecimentos sobre as práticas museais e acervos relacionados às irmandades afrocatólicas presentes nas instituições culturais.
O evento é uma realização do Museu Paulista, em parceria com a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de São Paulo e com o apoio do Observatório Negro dos Museus e da Museologia. Na cidade de Itu, o encontro promove o diálogo com a União Negra Ituana (UNEI) e a Irmandade de São Benedito.
O intuito do Encontro é também estimular conversas que ampliem as possibilidades de contar outras histórias de negras e negros nos museus, baseando-se em pesquisas interdisciplinares e interinstitucionais. O evento busca fortalecer a colaboração e a curadoria compartilhada entre museus e associações religiosas, garantindo que as instituições culturais desempenhem um papel fundamental no cumprimento da Lei 11.645/2008, que torna obrigatório o ensino de história e culturas afro-brasileiras e indígenas nas escolas brasileiras.
A Profa. Dra. Aline Montenegro Magalhães, docente do Museu Paulista e organizadora do Encontro, explica que o evento busca promover um debate para combater o silenciamento e a subalternização da história africana e afro-brasileira nas coleções e exposições de museus. “É importante questionarmos a negligência em relação a objetos historicamente pouco documentados e frequentemente relegados a uma abordagem ‘folclorista’, e apontarmos a urgência de reconhecer a presença das irmandades negras nos museus e seu papel como espaços de sociabilidade, resistência e auxílio mútuo, tanto no período da escravidão quanto no pós-Abolição”, conclui a professora.
PROGRAMA
17/11 – Museu do Ipiranga – São Paulo
9:30 – Mesa de abertura e boas-vindas
Rosaria Ono – Diretora do Museu Paulista
Marcela Renata Costa Silvério – Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de São Paulo
Aline Montenegro Magalhães – MP-USP e Observatório Negro dos Museus e da Musologia
10:00 – Conversa – Irmandades Negras: imaginária e colecionismo e(m) museus
Fabricio Forganes Santos – ILABANTU/UNIFESP
Joyce Farias de Oliveira – Museu Afrobrasil
Solange Palazzi – Irmandade de N. Sra. do Rosário dos Pretos de Ouro Preto
Debatedora: Aline Montenegro Magalhães – MP-USP
11:30 – Depoimento:Rosangela de Morais – ex-Rainha do Congo da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de Penha de França
12:30 – 14:00 – Almoço
14:00 às 17:00 – Roteiro “São Paulo Negra” com Marcela Renata Costa Silvério – Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de São Paulo.
18/11 – Museu Republicano Convenção de Itu
9:30 – Mesa de abertura e boas-vindas
Maria Aparecida de Menezes Borrego – Supervisora do MRCI
Benedito Sampaio – UNEI e Irmandade de São Benedito de Itu
Aline Montenegro Magalhães – MP-USP e Observatório Negro dos Museus e da Musologia
10:00 Roda de conversa – Irmandades negras de Itu: histórias e memórias e(m) museus
Rafael José Barbi – Pró-História Projetos Culturais
Selma Regina Dias – União Negra Ituana (UNEI)
Anicleide Zequini – MRCI – MP/USP
Debatedora: Aline Zanatta – MRCI – MP/USP
11:30 – Depoimento: Benedito Sampaio – UNEI e Irmandade de São Benedito
12:30 – 14:00 – Almoço
14:00 às 17:00 – André Luigi – Roteiro “Igreja de São Benedito, museu da irmandade e Itu negra”.
Inscrições até o dia 16 de novembro. Para mais informações sobre o evento, visite os sites do Museu do Ipiranga e do Museu Republicano de Itu.
O post “Irmandades Negras e(m) Museus” debate a representatividade afrocatólica em Itu apareceu primeiro em Jornal de Itu ®️.
Fonte
Publicado em November 15, 2023.
O post ““Irmandades Negras e(m) Museus” debate a representatividade afrocatólica em Itu” pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal de Itu ®️