A VII Parada do Orgulho LGBTQIAP+ de Itu, organizada pela ONG Amigos da Diversidade – antiga Codisei, aconteceu no domingo, 22. “A realização da parada é um direito constitucional para nos lembrarmos das constantes lutas do movimento LGBTQIAP+ e nos conscientizarmos de que elas são necessárias para o nosso direito de existir”, afirmou o coordenador Rafael Calumby.
A VII Parada do Orgulho LGBTQIAP+ de Itu encerrou a IV Semana da Diversidade do município, que este ano aconteceu entre os dias 19 e 22/10, e contou com a roda de conversa “Os desafios da comunidade LGBTQIAP+ no interior paulista” e uma celebração.
Entre as lideranças que estiveram presentes, a deputada federal Erika Hilton e o padre Pedro Paulo, de Campinas, além de representantes de Secretarias Estaduais.



Histórico
O evento acontece desde 2018, segundo os organizadores, com essa mesma gestão. Em 2019, houve um trajeto na Avenida Galileu Bicudo. “O evento teve cerca de 9 mil pessoas”, dizem. No ano passado, ao retomar pós-pandemia, a Parada foi também na Galileu, em um local fixo.
Neste ano, segundo eles, ao pedirem para a Prefeitura que a Parada incluísse um desfile pelas ruas da cidade, tiveram uma negativa da municipalidade.
“Devido a isso, o nosso evento, neste ano foi de protesto. Temos cara, temos voz e temos voto”, diz Felipe Cavalheiro, um dos organizadores, que nos anos anteriores, era funcionário comissionado da Prefeitura. “Antes eu era servidor, e ficava entre a cruz e a espada, mas agora acho importante me posicionar”
Fotos: Fernando de Souza/Divulgação
O post Parada do Orgulho LGBTQIAP+ reúne bom público e recebe lideranças apareceu primeiro em Jornal de Itu ®️.
Fonte
Publicado em October 24, 2023.
O post “Parada do Orgulho LGBTQIAP+ reúne bom público e recebe lideranças” pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal de Itu ®️