O Condomínio Santa Inês fica na zona rural de Itu, ao lado do bairro Potiguara. Ali, em meio à natureza, as chácaras de 1.000m a 3.000m² são espaços perfeitos para pets, como cães e gatos.
Mas os moradores locais costumam ter respeito e proximidade com outros tipos de animais, mais peculiares.
“Esse meliante veio comer antes de cair na noitada”, brinca Antonio Georges Eleftheriou, mostrando um porco-espinho que saboreia um pedaço de banana diretamente de suas mãos, Veja vídeo aqui.

Em outro registro feito por ele, o bichinho come abacate. Os alimentos são colocados em lugares altos, para evitar que cachorros os ataquem.
Gambás e aves
Outra espécie que tem atenção especial é o gambá, ou saruê. A bióloga Lilian Carminitti se divide entre Paulínia e a chácara do pai. Lá, ela tem um abrigo especial para filhotes resgatados.


“Sou uma das resgatistas do Brasil: muitas vezes uma gambá acaba sendo morta e os filhotes ficam em sua bolsa. Nós cuidamos deles, alimentamos, ajudamos na reabilitação e na reintegração à natureza e os soltamos na mata”, conta.


“São animais extremamente importantes, não transmitem doenças e comem cobras, escorpiões”.
Ela trabalha na conscientização dos cuidados e preservação dos bichinhos, com distribuição de folhetos explicativos.


Outra bióloga apaixonada pela fauna local é Giulia B. D’Angelo, mas o grupo escolhido por ela é bem menos polêmico: os pássaros. Mestre e doutora em biologia animal, trabalha com história natural de aves silvestres e observação de natureza.
Moradora do Santa Inês há um ano, já registrou 69 espécies de aves, incluindo as migratórias que ficam no local por alguns meses durante o deslocamento ou período reprodutivo.
“Exemplos dessas viajantes são: tesourinha, bentevizinho, bem-te-vi-rajado, sovi, pomba fogo-apagou. Muitas são aves diurnas, mas tem várias noturnas também, como: curiango, bacurau-chintã, bacurau-tesoura, urutau, corujinha-da-mata”, conta Giulia.




No alimento, no resgate, na observação, o respeito e amor dos humanos aos animais faz a diferença, não só na preservação do meio ambiente, mas na manutenção de uma sociedade menos predatória.
(Fotos: Arquivo Pessoal Texto: Rosana Bueno)
O post Porco-espinho, gambá: o cuidado de moradores de condomínio em Itu à fauna local apareceu primeiro em Jornal de Itu ®️.
Fonte
Publicado em August 26, 2023.
O post “Porco-espinho, gambá: o cuidado de moradores de condomínio em Itu à fauna local” pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal de Itu ®️