O Jornal de Itu procurou alguns políticos que já declararam serem pré-candidatos a prefeitura de Itu. Daqui pouco mais de 400 dias a população irá às urnas para eleger um novo Chefe do Executivo para a cidade.
Em pouco mais de 500 dias, um novo político irá se sentar na cadeira mais importante do terceiro andar da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Itu.
Quem será?
Questionamos seis políticos, dos quais apenas um não se declarou pré-candidato. Veja abaixo.
Eduardo Ortiz – MDB

É advogado e funcionário público municipal, concursado há mais de 19 anos. Foi vereador entre os anos de 2013 a 2016. Nas eleições seguintes foi o 6º mais votado, dobrando sua votação em relação à eleição anterior, mas não se elegeu pois não atingiu o quociente eleitoral.
Em 2018, foi candidato a Deputado Estadual, obtendo quase 10.000 votos. Nas últimas eleições municipais, em 2020, Ortiz foi o 4º mais votado, sendo o candidato mais votado da oposição.
Nunca utilizou carro oficial, nem motorista, nem celulares corporativos da Câmara. É o único político na cidade que divulga todo ano seu Imposto de Renda e, mensalmente, seus holerites e dos seus assessores. Uma vez por mês atende o povo na praça da Matriz e na feira do rolo da Cidade Nova.
Herculanos Passos – Republicanos

Herculano Passos nasceu em Itu e é casado com a ex-deputada Rita Passos. É empresário, foi vereador e duas vezes prefeito de Itu, sendo reeleito com 90% dos votos. Elegeu-se deputado federal nas eleições de 2014 e encerrou em janeiro deste ano, seu segundo mandato consecutivo na Câmara dos Deputados.
“Sei que eu posso contribuir muito para resgatar Itu e contribuir para seu desenvolvimento, até pela experiência e contatos que tenho nos Governos Federal e Estadual, inclusive, sou do mesmo partido do governador do Estado, Tarcísio de Freitas”, diz.
Ele ainda destaca que está conversando com vários pré-candidatos, desde que não tenham ligação com a atual administração, da qual é crítico e opositor declarado, e afirmou ao Jornal de Itu que está com sua situação eleitoral em ordem, sendo elegível.
Luciano do SECOM – PL

Atualmente, ocupa o cargo de vice-prefeito. Entrou para a política em 2017, quando foi eleito vereador com mais de 2.800 votos. “Tivemos posicionamento em temas polêmicos, inclusive em desacordo com a administração para representar e respeitar o voto e o entendimento da população”, recorda.
Único candidato que não se declarou oficialmente pré-candidato, ele diz que é sempre questionado sobre seu futuro político. “E o que posso garantir é que ainda está indefinido se daremos sequência na política como candidato a prefeito, vice-prefeito, vereador ou apenas nos bastidores. Importante esclarecer que, como vice-prefeito, não posso interferir para resolver ou decidir sobre temas importantes como taxa de lixo, asfalto, etc”
Ele afirma que já foi procurado por outros três grupos políticos locais, que não compõem o atual governo. “A questão partidária não impediria uma candidatura, e sim o propósito e o projeto para o crescimento da cidade”.
Matheus Costa – PSD

Em 2013, o advogado já exerceu o cargo de vereador de 2013 a 2016. Foi candidato a prefeito nas últimas eleições municipais. “Estou ainda mais preparado para 2024, para levar Itu ao lugar que merece”, diz. Ele também faz críticas ao atual governo. “Vincular a taxa de lixo à conta de água é um desrespeito absoluto”, opina.
Ele se diz aberto ao diálogo com outros grupos políticos. “Acredito que é possível construir alianças e composições futuras principalmente com aqueles que atualmente se encontram na oposição ou se consideram independentes. Acredito na força da união e tenho esperança de que essas parcerias possam se concretizar”.
É presidente local de seu partido, que faz questão de lembrar “compõe o governo do governador Tarcísio de Freitas, além de ter figuras de destaque, como o vice-governador Felicio Ramuth e o secretário de Governo Estadual Gilberto Kassab.”
Moacir Cova – PSC

Investigador da Polícia Civil. Nas últimas eleições municipais, teve 1.073 votos para vereador e ficou como suplente. Chegou a assumir a cadeira de Maria do Carmo Piunti quando a mesma se ausentou por questões de saúde.
Foi candidato a deputado estadual e teve mais de 12 mil votos, sendo quase 11 mil de Itu. “Acredito que chegou a hora de mudanças na política Ituana! Renovar e inovar é preciso! O povo está cansado de falsos profetas! No dia 03 de outubro passado, quando soube do resultado da minha votação, me declarei pré-candidato a prefeito de Itu. O que posso dizer é que continuo bem intencionado…”
Rodrigo Moraes – PL

Em 2011, com 26 anos, assumiu seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa. Foi reeleito três vezes e está em seu quarto mandato.
“Sempre me pautei em causas que atingem diretamente a população, como Saúde, Infraestrutura e Social Um exemplo disso são as emendas destinadas que somam mais de 7 milhões de reais nessas áreas. Em Itu, muitas foram para instituições como APAE, Escola de Cegos, Casa de Emaús, Lar e Creche Mãezinha, Santa Casa, Lar Santo Inácio, Assatemec, Associação Amigos do Autista de Itu (AMAI).”
Rodrigo tem um desafio: o prefeito Guilherme Gazzola é do mesmo partido, e deve lançar candidato à reeleição. “A direção estadual do partido liberal está cuidando dessa questão, até porque o atual prefeito não apoiou o então presidente Bolsonaro e o tampouco o governador Tarcísio”, diz.
Candidato de Guilherme Gazzola – PL
Enquanto cinco candidatos já afirmaram o interesse em serem gestores políticos do município, o prefeito Guilherme Gazzola ainda não declarou quem será o seu escolhido, ou do partido.
Alguns secretários já foram cogitados, como a da Saúde, Janaina Guerino, ou de Obras, Eduardo Luiz Alves da Silva, e mais recentemente, o de Esportes, Gilmar Dias Pereira.
O ex-secretário rural, Adauto Gonçales, quando saiu recentemente do cargo, deixou claro que teria interesse que seu filho, o vereador Thiago Gonçales, estivesse na chapa. “Vamos aguardar quem o prefeito vai escolher”, disse, em seu texto de despedida.
O post Pré-candidatos à prefeitura de Itu falam sobre próxima eleição apareceu primeiro em Jornal de Itu ®️.
Fonte
Publicado em June 25, 2023.
O post “Pré-candidatos à prefeitura de Itu falam sobre próxima eleição” pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal de Itu ®️