Nesta sexta-feira, 16, por volta das 8h22, um abalo sísmico foi sentido na região do Vale do Ribeira (imagem). Segundo o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo, o abalo foi de 4.0° na escala Hitcher e seu epicentro foi no município de Iguape, próximo de Miracatu.
“Este abalo pode ter sido sentido em um raio de até 100km do seu epicentro. Abalos entre 3,5° a 5,4° são sentidos, no entanto, não costumam gerar grandes abalos estruturais”, explica a Defesa Civil do Estado.
Explosão sem barulho
Apesar de a cidade de Itu estar a mais de 200 quilômetros do local, diversos ituanos sentiram, no mesmo horário, um tremor, que durou alguns segundos.
A leitora Lilian Gaeta, moradora do Potiguara, trabalha em Porto Feliz e conta que o prédio da empresa tremeu. No condomínio Santa Inês vários moradores relataram ter sentido. “A janela de vidro tremeu”, conta Mariza Januário.
Outros leitores relatam fatos semelhantes no Itaim, Potiguara, Jardim Aeroporto, Portal do Éden, Alpes, Vila Gardiman, Jardim das Rosas, Rancho Grande, Centro, São Judas. Neste último bairro, Osmir Fernandes conta que os cachorros estranharam a situação atípica e começaram a latir. “Estava no quarto e as janelas começaram a vibrar, as cachorras começaram a latir…”
No região central, Marcelo recorda que estava próximo à Rodoviária e acho que era algum caminhão. “Pensei: será que estou louco? Depois fui para Porto Feliz e ouvi muita gente dizendo que sentiu também…”. Kleber Oliveira Prudêncio conta que trabalha na região central, em um escritório próximo ao Regimento Deodoro – Quartel de Itu, e na sala em que estava com mais um colega viu mesa e cadeira tremerem. “Vimos o vaso encima da mesa se mexendo, e achamos que poderia ser algo do Quartel.”
No Parque Industrial, Giovana Bueno sentiu como se um caminhão muito pesado passasse na rua. “Tremeu tudo, porta, janela… parecia que algo tinha explodido sem barulho”.
Até o momento, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil afirmam que não receberam nenhum chamado para ocorrência com vítimas ou danos estruturais.
A Defesa Civil orienta que a população ligue para o Corpo de Bombeiros, pelo número 193 ou Defesa Civil, pelo número 199, caso haja vítima ou observe algum dano estrutural no imóvel.
(Imagem: Reprodução Google)
O post Ituanos relatam tremor de terra na manhã desta sexta-feira apareceu primeiro em Jornal de Itu ®️.
Fonte
Publicado em June 16, 2023.
O post “Ituanos relatam tremor de terra na manhã desta sexta-feira” pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal de Itu ®️