O Plenário da Câmara de Vereadores de Itu ficou lotado na tarde desta terça-feira, 14, durante a segunda Sessão Ordinária do ano.
Além disso, muitas pessoas não puderam entrar, mesmo com algumas poltronas vagas, e ficaram em volta do prédio. Guarda Civil Municipal e até a Polícia Militar estavam também no local.
Os moradores de Itu protestavam contra a taxa de lixo, instituída através de uma lei aprovada na Câmara, em setembro.
O presidente, Normino da Rádio, chegou a interromper a sessão e recebeu, na sala de reuniões, três munícipes e o jornalista Rick Caetano, que fazia a cobertura do protesto. Na sala, ele foi hostilizado pelo vereador Ricardo Giordani e proibido de gravar a reunião. “Acredito até que houve quebra de decoro parlamentar, pois ele estava muito agressivo”, disse uma testemunha.
Imoral
Guilherme Bunger é um dos moradores de Itu que foram chamados para conversar. Ao Jornal de Itu, ele contou que fez diversos questionamentos aos vereadores, que não souberam responder. “A cobrança pode ser legal, mas é imoral”, pontua.
Ele diz que contestou os edis pois os projetos do prefeito Guilherme Gazzola chegam sempre pra serem votados e nem sequer são discutidos: os chamados vereadores da base, submissos ao prefeito, aprovam sem contestar nada, sem sugerir nenhuma emenda.
“Eu sempre acompanho a sessão, e vejo isso acontecer. O fato de eles mesmo dizerem que não sabiam o valor que seria cobrado da taxa de lixo e aprovaram a cobrança é consequência disso. Este tipo de manobra do Legislativo é inconsequente”, completa.
Ele afirma ter contestado aos vereadores vários assuntos, entre eles:
– a taxa de lixo, neste ano, foi retirada do IPTU para ser cobrada na conta de água? Qual era esse valor?
– Qual era o cálculo que iria ser feito para esta cobrança? Houve um estudo com as cidades vizinhas?
“Ninguém me respondeu”, diz ele.
Vereadores
Os vereadores de oposição – José Galvão, Eduardo Ortiz, Maria do Carmo e Patrícia da ASPA foram uniformizados, com uma camiseta preta com dizeres: “Contra a taxa de lixo”. Todos discursaram sobre o tema e levantaram questões como: várias cidades não aderiram à taxa e outras cobram valores, em média de R$ 10 mensais. Em Itu, o valor tem sido 100% ou até mais do pagamento de água.
Outros vereadores, que aprovaram a taxa, como Thiago Gonçales, Donizetti André, Luizinho Silveira e Dr. Marcos Moraes, também discursaram e falaram sobre a cobrança, dizendo não saber que o valor seria tão alto e que vão conversar com o prefeito sobre. Uma reunião já teria sido feita às vésperas da sessão, na segunda.
O vereador Ricardo Giordani, que não estava na Câmara na época da votação, voltou a falar que a taxa é uma lei federal, o que não é verdade.
A lei federal apenas autoriza a criação da taxa, não obriga, se ela obrigasse não seria preciso votar uma lei municipal.
Veja abaixo os discursos na íntegra;
- Dr. José Galvão
- Eduardo Ortiz
- Maria do Carmo Piunti
- Patrícia da ASPA
- Thiago Gonçales
- Donizetti André
- Luisinho Silveira
- Dr. Marcos Moraes
- Dr. Ricardo Giordani
Projetos
Confira projetos que foram votados na sessão.
O post População vai até a Câmara protestar contra taxa de lixo apareceu primeiro em Jornal de Itu ®️.
Fonte
Publicado em February 17, 2023.
O post “População vai até a Câmara protestar contra taxa de lixo” pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal de Itu ®️