in

A volta às aulas e suas dificuldades

Neste período de ano, com as férias escolares terminando, a maioria dos pais se deparam com uma grande dificuldade – a volta às aulas. Se para o adulto pode ser difícil retornar ao trabalho após o período de férias, para a grande maioria das crianças e adolescentes não é diferente.

Durante as férias, passamos a ter uma rotina menos estruturada: geralmente dormimos mais tarde e acordamos mais tarde e os horários das refeições também mudam. O ciclo circadiano, ou seja, o “relógio biológico interno” se modifica nesse período. Por esse motivo, a volta às aulas pode trazer várias dificuldades para as crianças/adolescentes e, também, para os pais – alterações de humor e dificuldade para acordar cedo são algumas delas.

Já que o “relógio biológico” se altera nesse período, para amenizar os empecilhos encontrados, algumas dicas podem ajudar muito. Pelo menos uma semana antes do retorno às aulas, é importante retomar a rotina de horários anteriores. Se seu filho está indo dormir à meia noite durante as férias, vá antecipando esse horário, meia hora por dia, por exemplo. O mesmo deve ser feito com o horário de acordar: antecipe-o de meia em meia hora, até que seu filho volte a acordar no horário esperado. Faça o mesmo com outros horários, como o das refeições e banho.

Vale ressaltar aqui algo muito importante: se toda a família tiver, mais ou menos, a mesma rotina de sono, mais fácil será a criança se adaptar a essa rotina. Outras mudanças ambientais podem ajudar nesse processo, como: reduzir, ao máximo possível, as luzes e barulhos da casa a partir das 19 horas; evitar luzes brancas durante a noite (as amarelas são melhores para esse período); cessar o uso de telas pelo menos uma hora antes de dormir.

E de manhã? Nada precisa ser feito? Precisa, com certeza! Se você quer regular a sua rotina de sono e a de seu filho, as mudanças devem começar logo cedo. Portanto, se vocês precisam acordar, por exemplo, às 6h da manhã, nesse horário, devem ser abertas o máximo possível de janelas para que a luz natural entre. Falando novamente do tal “relógio biológico”, este começa a entender que o horário de acordar é quando a luz natural entra pelos olhos. Sabia disso? Então, muita luz natural entrando pelas janelas durante a manhã (bem cedinho) e pouquíssima luz artificial após às 19h vai ajudar muito na regulação do sono (e na saúde) de toda a sua família.

Antes que você aí, mãe ou pai (principalmente de adolescente), esteja pensando que “falar é fácil”, eu sei que na prática é bem difícil. Até porque, naturalmente, crianças e adolescentes precisam dormir mais que os adultos e é muito difícil ajustar nossas necessidades biológicas naturais às exigências de horários de nossa rotina, assim como da rotina de toda a família. Sei, também, que retirar telas pelo menos uma hora antes de dormir é missão quase impossível em quase todas as casas. Mas, deixemos esse tema para um próximo texto.

Dinorá de Paiva Anastacio

Psicóloga de crianças e adolescentes

CRP: 06/88549 Instagram: @dinorapsicologa

O post A volta às aulas e suas dificuldades apareceu primeiro em Jornal de Itu ®️.

Fonte

Publicado em January 17, 2023.
O post “A volta às aulas e suas dificuldades” pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal de Itu ®️

Inscrições para Conservatório de Salto termina nesta quarta

Nova Paróquia em Salto é a 67ª da Diocese de Jundiaí