A UNEI procurou o Jornal de Itu para questionar sobre a mudança na data da Festa de São Benedito, o santo negro.
“Há mais de150 anos, em Itu, acontece a tradicional missa no dia 06 de janeiro. Há 30 anos a Unei (União Negra Ituana) acompanha a realização desse festejo. O que queremos saber é porque, no apagar das luzes, resolveram não realizar a Festa de São Benedito na tradicional data”, escreveu em suas redes a entidade.
O diretor da Unei, André Luigi, explica que procurou até a Secretária de Cultura para tentar reverter a decisão. “A Festa de São Benedito é uma manifestação religiosa de cultura popular afro-brasileira, e esta tradição está sendo desrespeitada”, opina, explicando ainda que muitos romeiros virão para Itu para participar do evento, sem saber da mudança.
O padre Francisco Carlos Rossi, pároco da Igreja da Candelária, responsável pela festa, explica que a princípio a mudança ocorreu apenas neste ano.
“A alteração de datas acontece, principalmente, pela dificuldade em encontrar pessoas para ajudar na festa. Muitos colaboradores estão idosos, outros se afastaram na pandemia e não retornaram mais”, explica.
“Dessa forma, em vez de cancelar a festa ou mesmo fazer só a parte litúrgica, resolvemos transferir para a data litúrgica de São Benedito, que é 5 de outubro, quando então teremos a oportunidade de fazer uma festa melhor. Se tudo ocorrer dentro do previsto, no ano que vem voltaremos a realizar a Festa de São Benedito no mês de janeiro”, explicou o pároco.
O post UNEI questiona sobre mudança na festa de São Benedito e pároco responde apareceu primeiro em Jornal de Itu ®️.
Fonte
Publicado em January 6, 2023.
O post “UNEI questiona sobre mudança na festa de São Benedito e pároco responde” pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal de Itu ®️