Problema atinge trinta bairros da região noroeste
A inundação que tomou conta da ETA João Jabour após o transbordamento do Ribeirão Buru, em Salto, nesta quarta-feira (28) cessou pouco desde o início da tarde, como é possível ver nesta imagem aérea. O volume de água que invadiu o prédio do SAAE foi tão grande que entrou pelas janelas dos banheiros da estação, que são mais altas, e por pouco não encobriu as portas.
A redução do nível de água, com a parada da chuva, tem sido lenta ainda. Equipes do SAAE monitoram à distância a situação e aguardam, agora, que o rio baixe para poder entrar em segurança na ETA e então avaliar os estragos causados por essa enchente – mesmo com a evacuação às pressas, vários equipamentos, motores e painéis com componentes eletrônicos acabaram encobertos pela água. Também é importante que não chova em grande volume durante esta noite e a madrugada de quinta (29).
O abastecimento da região noroeste de Salto continua interrompido, e só será possível estipular uma previsão de retorno do tratamento e distribuição de água após uma avaliação dos danos e o conserto ou substituição das máquinas e aparelhos avariados.
O SAAE está com os seus canais de comunicação abertos para atendimento. O telefone é 0800 7796 300 e (11) 9 9984-3028 (WhatsApp). A prioridade para fornecimento emergencial de água será a mesma que consta no Plano de Rodízio, Racionamento e Contingenciamento, que prevê que “em períodos de interrupções mais longas ou falta de água generalizada”, a ordem de abastecimento será, na sequência, para 1) hospitais; 2) centros de saúde municipais; 3) situações de pessoas acamadas e portadoras de necessidades especiais; 4) escolas e creches; e então 5) bairros.
Os bairros afetados pela paralisação da ETA são: Zuleika Jabour, Vila Martins, Residencial Piccolino, Santa Rita, Picollo Paese, João Jabour, Jardim União, Morada São Luis, Haras São Luis, Jardim Taquaral, Jardim São João, Bom Retiro II, Jardim Alvorada, Jardim Nova Era, Edifício Granit, Edíficio Sal, Residencial Moutonneé, Lageado, Nova Era, Santa Edwiges, São Gabriel, São Gabriel II, São Judas, Vila Norma, Buru, Terra de Santa Isabel, Jardim América, Eucaliptos e Portal dos Bandeirantes.
(Informações e foto: Assessoria Prefeitura Salto)
O post ETA de Salto é inundada e população fica sem abastecimento apareceu primeiro em Jornal de Itu ®️.
Fonte
Publicado em December 28, 2022.
O post “ETA de Salto é inundada e população fica sem abastecimento” pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal de Itu ®️