A Tunísia deu adeus à Copa do Mundo do Catar, mas fez história nesta quarta-feira (30). As Águias do Cartago fizeram a parte que lhes cabia e superaram a França, atual campeã, por 1 a 0, no Estádio Cidade da Educação, em Doha, com gol do meia-atacante Wahbi Kahzri. A equipe africana, porém, dependia de um resultado favorável no duelo entre Austrália e Dinamarca, mas a vitória australiana acabou com o sonho.
Apesar da derrota, os Bleus – que entraram em campo já classificados e com um time reserva – finalizaram o Grupo D na ponta, com os mesmos seis pontos da vice-líder Austrália, ficando à frente pelo saldo de gols. Os tunisianos, com quatro pontos, despedem-se da Copa do Catar na terceira colocação da chave, com quatro pontos.
Pela segunda vez na história das Copas do Mundo, a Austrália está classificada às oitavas de final. Também nesta quarta-feira, os Socceroos derrotaram a Dinamarca por 1 a 0 no Estádio Al Janoub, em Al Wakrah, pela rodada final do Grupo D, gol do meia Mathew Leckie na segunda etapa.
Desde 2006, na Alemanha, quando ficou na segunda colocação do grupo do Brasil, a Austrália não passava de fase em uma Copa. Na ocasião, a seleção caiu para a futura campeã Itália nas oitavas. A seleção escandinava ficou fora do mata-mata pela segunda vez em seis participações em Mundiais. A última queda precoce tinha sido em 2010, na África do Sul.
Pelo Grupo C, na tarde desta quarta-feira, a Argentina venceu a Polônia por 2 a 0, no Estádio 974, em Doha, e garantiu a classificação em primeiro lugar. Os gols foram marcados por Alexis Mac Allister e Julián Álvarez, ambos no segundo tempo. Lionel Messi chegou a perder um pênalti na primeira etapa, que foi defendido por Szczesny. A penalidade foi polêmica, tendo sido marcada com auxílio do VAR.
Os poloneses, apesar da derrota, garantiram a classificação em segundo lugar, já que o México, mesmo com a vitória sobre a Arábia Saudita, não conseguiu tirar o saldo de gols. Com isso, o time de Robert Lewandowski (que só marcou um gol até o momento) ganha sobrevida no Mundial e avança às oitavas de final.
No Estádio Nacional de Lusail, Arábia Saudita e México fizeram o jogo de fundo do Grupo C, com ambos tendo chances de classificação. Os mexicanos venceram os sauditas por 2 a 1, mas não tiraram o saldo de gols da Polônia e ficaram em terceiro no grupo. Luis Chávez e Henry Martín marcaram para os mexicanos, com Salem Al-Dawsari descontando no finalzinho para a Seleção Árabe, acabando com o sonho dos norte-americanos – que tiveram dois gols anulados pela arbitragem.
Com os resultados desta quarta-feira, mais dois confrontos das oitavas de final da Copa do Mundo foram definidos. No sábado (3 de dezembro), às 16h, a Argentina encara a Austrália no Estádio Ahmed bin Ali, em Al Rayyan. Já no domingo (4 de dezembro), ao meio-dia, a França encara a Polônia, no Estádio Al Thumama, em Doha.
AGENDA DE QUINTA-FEIRA:
Grupo F
12h – Croácia x Bélgica
Grupo F
12h – Canadá x Marrocos
Grupo E
16h – Japão x Espanha
Grupo E
16h – Costa Rica x Alemanha
O post JP na Copa: França, Austrália, Argentina e Polônia avançam apareceu primeiro em .