A cidade de Itu ainda não registrou casos de Covid-19 ocasionados pela nova subvariante do Sars-Cov-2, vírus causador da doença. A cepa BQ.1, derivada da variante ômicron, já foi identificada no Amazonas, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, mas permanece longe do nosso município, segundo informações da Secretaria de Saúde.
A variante BQ.1, de acordo com o infectologista Alberto Chebabo, presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, é a mesma cepa que circula hoje na Europa e causou o aumento de infecções em países como Alemanha e França.
Não há mudanças em relação aos sintomas, que continuam sendo, para a maioria dos pacientes, dor de cabeça, tosse, febre, dor de garganta, cansaço, perda de olfato e paladar. A característica principal que a difere de outras cepas, explica o médico, é um escape muito maior da proteção das vacinas.
Chebabo indica que um aumento de casos ainda deve seguir acontecendo nas próximas três a quatro semanas. “Será o resultado da circulação da nova variante associado a outras questões, como confraternizações de fim de ano e até fatores da vida que seguiu normalmente, com muitas pessoas sem usar máscara em locais de trabalho, por exemplo”, disse o infectologista à BBC Brasil.
Diante desse cenário, as orientações médicas para evitar o contágio com qualquer cepa do novo coronavírus são as mesmas desde o início da pandemia: evitar aglomerações, higienizar as mãos e, apesar de não haver obrigatoriedade no momento, usar máscaras em ambientes fechados.
“Acima disso tudo, é fundamental que todo cidadão esteja atualizado com seu esquema vacinal. Quem não estiver, deve procurar as UBS (unidades básicas de saúde), pois a campanha de vacinação contra Covid-19 prossegue”, informa a administração municipal.
A Prefeitura também informou que a liberação da quinta dose da vacina – que já é aplicada para todos os públicos em alguns municípios – é determinada por autoridades superiores de saúde sendo, primeiramente, o Ministério e, em sequência, os órgãos estaduais. No presente, não há novidades sobre a aplicação da chamada quinta dose.
Não há óbitos em Itu em decorrência da Covid-19 desde o início de setembro. Nesta semana até quinta-feira (10), foram 13 casos confirmados da doença, sem internação e sem gravidade.
Números da vacinação em Itu:
1ª Dose: 164.136
2ª Dose: 159.380
Dose adicional: 144.787
Dose única: 5.159
O post Covid-19: Itu ainda não registrou cepa BQ.1 apareceu primeiro em .