in

Para uma vida melhor…

Desde o início do XX, vemos a expectativa de vida da população de um modo geral aumentar significativamente, isso se deve basicamente ao desenvolvimento da medicina, da melhora nas condições de saúde, nos hábitos das pessoas, na alimentação.

Todos esses fatores em conjunto contribuem para que as pessoas vivam mais e melhor. No período que vai de 1940 a 2018, houve um aumento de 30,8 anos na expectativa de vida das pessoas, passando de 45,5 anos para 76,3 anos. Nesse recorte do tempo, além dos fatores já citados, houve também mudanças importantes como a coleta de lixo, saneamento da água e campanhas de vacinação, aspectos primordiais na melhora de vida dos brasileiros.

A partir da década de 90, surgiu a chamada geração saúde, que incorporou hábitos como diminuição expressiva no uso do tabaco, aumento de tempo dedicado à alguma atividade física, alimentação adequada e sono regrado, que combinados fizeram com que o número de mortalidade diminuísse gerando o aumento da longevidade.

 Com a melhora nesses índices surgiram campanhas para incentivar as pessoas a continuarem se cuidando, como o Outubro Rosa, que surgiu também nessa década, nos Estados Unidos, com campanhas isoladas e o objetivo de mostrar a importância da prevenção contra o câncer de mama.

No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama começaram apenas em 2002, sendo que a primeira ação da luta das mulheres contra a doença foi a iluminação em rosa, do monumento chamado Obelisco no Ibirapuera, na cidade de São Paulo.

O laço rosa, símbolo que representa a campanha, faz um alerta sobre as formas de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

Aliado a isso, temos a instituição do Outubro Rosa como um mês marcado por ações de orientação sobre o tema e para angariar fundos que serão dedicados a pesquisa sobre a doença. O mês de outubro foi escolhido por coincidência nas datas, neste mês surgiram nos Estados Unidos, as primeiras iniciativas para se criar uma grande campanha sobre o tema da prevenção do câncer de mama, em 1997, quando a Fundação Susan G. Women for the Cure, considerada a maior instituição de prevenção ao câncer de mama do país, teve a iniciativa de celebrar o Outubro como o mês dedicado à prevenção da doença, em memória da irmã da fundadora que morreu de forma precoce, aos 36 anos, vítima do câncer.   O laço com a cor rosa apareceu pela primeira vez na primeira corrida pela cura, feita em Nova York, na mesma década.

Com o sucesso do Outubro Rosa pelo mundo, em 2003, foi criado o Novembro Azul, na Austrália,  para chamar a atenção dos homens na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, uma vez que em 17/11 é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

O Novembro Azul é marcado por ações semelhantes ao Outubro Rosa, mas buscando atingir a população masculina, que é vista como mais avessa aos cuidados relacionados a esse tipo de doença.

Agora é a nossa vez, de fazer a nossa parte, continuando com os cuidados para viver mais e melhor.

Érica Gregorio, jornalista, socióloga em formação, escreve periodicamente no seu blog ericagregorio.com

O post Para uma vida melhor… apareceu primeiro em Jornal de Itu ®️.

Fonte

Publicado em November 9, 2022.
O post “Para uma vida melhor…” pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal de Itu ®️

Itu sedia 7º Plantio Intermunicipal na Bacia do Piraí

Procurado pela Justiça é preso no Itaim