in

Ansiedade pré-eleitoral: veja como se cuidar

Que a ansiedade é o mal do século e que assola milhões de pessoas no mundo todo você já sabe, mas que esse sentimento fica mais forte e presente em nossos comportamentos em época de eleições talvez você não tenha percebido. Agitação mental, dores musculares, sensação de aperto no peito, palpitação, dificuldade de pegar no sono, irritabilidade, boca seca, aumento ou diminuição do apetite, diarréia, coceira e até zumbidos nos ouvidos são sinais de que suas taxas de Cortisol, hormônio responsável por regular o estresse, pode estar em níveis elevados em seu organismo.
A ansiedade é um estado emocional natural e necessário ao ser humano, principalmente em períodos de mudanças, recomeços, incertezas e medos, são justamente essas sensações que nos invadem em épocas de eleições, portanto se você observou o aparecimento ou o aumento da intensidade de alguns desses sintomas nas últimas semanas, você pode estar sofrendo de ansiedade pré – eleitoral e agora que você já sabe identificar esse tipo de manifestação, fique atento as dicas que podem te ajudar a driblar esses sintomas e recuperar a estabilidade emocional.

  • Evite o excesso de informações: Faltam poucos dias para irmos novamente às urnas, todas as informações sobre o seu candidato já são de seu conhecimento, sendo assim, evite consumir conteúdos de diferentes canais de veiculação, opte por ver aquele que você mais confia e consuma informações de maneira moderada, ficar o dia todo buscando notícias sobre seu candidato pode aumentar sua ansiedade.
  • Não tente convencer as pessoas de que o seu candidato é a melhor opção: A escolha de um candidado nunca é feita somente por merecimento ou caráter, muitas das vezes as pessoas escolhem seus candidatos a partir de uma ideologia pessoal, uma vivência, uma perspectiva extremamente individual e única, respeite a opinião das pessoas, ainda que não seja a mesma que a sua, afinal, vivemos em uma democracia.
  • Afaste-se de grupos e fóruns de discussões políticas: É normal nesta época do ano ouvirmos relatos de familiares que brigaram por conta de política, amigos que deixaram de se falar por terem diferentes opções partidárias e isso tudo gera um desgaste mental e emocional generalizado, mantenha-se fora de assuntos que envolvam essa temática para frear o aumento da ansiedade pre-eleitoral.
  • Siga seu ritmo de vida natural: Não deixe de fazer suas atividades de lazer, esportivas e familiares para acompanhar política, não vale a pena atrapalhar sua rotina para ficar horas e horas pesquisando sobre política na internet.
  • Observe seu corpo: Caso sinta um aumento da ansiedade nestes últimos dias pré-eleicões, procure fazer respirações pausadas, caminhadas ao ar livre e meditação para aliviar a tensão pré-urnas.

Espero que tenham gostado do nosso papo de hoje, ótima votação a todos e muita saúde!

Dra. Mariana Sabiá

Fisioterapeuta e Acupunturista

O post Ansiedade pré-eleitoral: veja como se cuidar apareceu primeiro em Jornal de Itu ®️.

Fonte

Publicado em October 27, 2022.
O post “Ansiedade pré-eleitoral: veja como se cuidar” pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal de Itu ®️

“Irmão de rebeldia” de Bolsonaro, capitão conta em livro como cercou prefeitura em 1987

Dia de Doar terá mais de vinte organizações ituanas