Saiba o que os candidatos podem fazer e quanto tempo cada um terá
Faltando exatamente 45 dias para as eleições, nesta terça-feira, dia 16, começa o período eleitoral em todo o país. Os candidatos registrados nos partidos poderão produzir materiais e promover eventos para pedir votos até o primeiro dia de outubro, um antes da votação.
Os brasileiros vão escolher deputado federal, estadual, senador, governador e presidente. Em caso de necessidade, para os cargos de governador e presidente, o segundo turno será em 30 de outubro.
Os candidatos podem realizar caminhadas, carreatas com carro de som, distribuição de material de campanha, comícios e compra de publicidade paga nos meios de comunicação, sempre entre as 8h e a meia-noite, mesmo horário para distribuição de material.
É permitido aos postulantes a compra de até dez anúncios de propaganda eleitoral em jornais e revistas diferentes, em datas diversas, respeitando o espaço máximo por edição de um oitavo por página de jornal e de um quarto de página de revista.
Na internet, a propaganda eleitoral pode ser feita em sites e redes sociais, mas deve ser identificada como publicidade, exibindo nome do candidato e o partido. Showmícios e propaganda por meio de telemarketing são proibidos.
O impulsionamento de conteúdo por apoiadores é proibido. O disparo de mensagens só pode ser feito aos eleitores que se cadastrarem voluntariamente para recebê-las.
Propaganda na televisão
A propaganda eleitoral no rádio e na televisão começa no dia 26 de agosto, sexta da semana que vem. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou a base de cálculo para a distribuição de tempo, que é calculado conforme a representatividade dos partidos na Câmara em Brasília. 90% do tempo total de propaganda são distribuídos proporcionalmente pelo número de deputados. O restante (10%) é dividido igualitariamente.
Lula deverá ter 3 minutos e 21 segundos, Bolsonaro 2 minutos e 42 segundos, seguido de Simone Tebet, com 2 minutos e 13 segundos, Soraya Thronicke (2 e 12 segundos), Ciro (50 segundos). Os outros devem ter cerca de 20 segundos. Ainda há inserções obrigatórias ao longo da programação na quantidade proporcional ao tempo total.
Os programas presidenciais na televisão serão veiculados às terças-feiras, quintas-feiras e aos sábados, sempre às 13h e às 20h. Nos mesmos horários, nos outros dias da semana, serão os programas estaduais (deputados, senadores e governadores). No rádio, as exibições são feitas às 7h e às 12h, seguindo a mesma alternância da televisão.
Como denunciar
Se você flagrar alguma irregularidade nas propagandas, pode denunciar através do aplicativo Pardal, que pode ser baixado gratuitamente no seu celular. Além de realizar sua denúncia, você pode conferir as principais infrações e um guia de quais atividades são permitidas e quais são ilegais, divididas em tópicos como: adesivos, carros de som, publicações jornalísticas, comícios, entre outros.

Confira aqui quem são os candidatos de Itu: que nasceram aqui, moram aqui ou possuem algum vínculo com a cidade.
O post Campanha política começa nesta terça-feira apareceu primeiro em Jornal de Itu ®️.
Fonte
Publicado em August 15, 2022.
O post “Campanha política começa nesta terça-feira” pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal de Itu ®️