Cidade precisa melhorar em 14 dos 17 setores que são indicativos do índice
Em apenas três de 17 setores, Itu (SP) tem o desempenho satisfatório atingido, informa o ranking do Índice do Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC), divulgado nesta semana. As três áreas em “verde” são energia renováveis e acessíveis, indústria, inovação e infraestrutura e proteger a vida marinha. Seis setores estão no nível vermelho, em que há grandes desafios. Cinco estão no nível laranja, com desafios significativos e três no nível amarelo, com desafios.
Itu ficou na posição 72 entre os 5.570 municípios brasileiros avaliados, com nota 60,73. A pontuação máxima é 100, quanto mais perto, mais o município atingiu as metas. São Caetano do Sul lidera o ranking, com nota de 65,44. Das 30 primeiras cidades, apenas quatro não ficam no Estado de São Paulo.
Há municípios na região, como Itupeva, Indaiatuba, Porto Feliz e Salto que estão à frente de Itu. O índice tem como objetivo apresentar os dados às cidades avaliando o desempenho de serviços e política pública implementados pela gestão municipal.
Principais desafios
Itu tem grandes desafios em seis áreas. As principais são a saúde de qualidade, a educação de qualidade, além de igualdade de gênero e reduzir as desigualdades. O índice ainda aponta a necessidade urgente de melhorias no quesito cidades e comunidades sustentáveis, além de paz, Justiça e instituições eficazes. Em seguida, onde a cidade tem desafios significativos, estão a erradicação da pobreza e da fome, os dois primeiros desafios entre todos do ranking.
E não é só as torneiras que mostram mais desafios. A água e o saneamento são pontos em que os desafios também são significativos. A ação climática e proteger a vida terrestre são os outros setores. No terceiro nível de necessidade de melhorias, Itu precisa melhorar em trabalho digno, crescimento econômico, produção e consumo sustentáveis e parcerias para a implementação dos objetivos.
Itu na região
A cidade vizinha de Salto obteve a nota de 61,9, ficando na posição 38º. Entre os principais destaques estão a defesa de energia renováveis e acessíveis e a indústria, inovação e infraestruturas. Os maiores desafios para Salto são saúde, educação, igualdade de gênero, desigualdades, vida terrestre e paz, Justiça e instituições. A melhor colocada da região foi Itupeva, com nota de 63,4 na posição 11º. Entre os municípios que fazem limite com Itu, há alguns muito mal posicionados, como é o caso de Araçariguama (2275), Mairinque (1700), São Roque (960) e Elias Fausto (284).
O post Confira posição de Itu em ranking de Desenvolvimento Sustentável apareceu primeiro em Jornal de Itu.
Fonte
Publicado em July 20, 2022.
O post “Confira posição de Itu em ranking de Desenvolvimento Sustentável” pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal de Itu