in

Vereadores aprovam criação de semana para conscientização sobre lixo eletrônico

Foi aprovado em primeira votação o projeto de lei (28/22) que cria uma semana para a conscientização sobre o lixo eletrônico exatamente na semana em que se lembra o Meio Ambiente (5 de junho). O texto, de autoria do vereador Galvão, foi apresentado na sessão de terça-feira (7) e prevê a realização anual, na terceira semana do mês de outubro, alertas, atividades, ações, e campanhas de conscientização sobre o tema. O projeto ainda precisa passar por uma segunda votação.

Poderão ser feitas “palestras, eventos e atividades educativas de conscientização, veiculação de campanhas de mídia e disponibilização à população de informações em banners, folders e outros materiais ilustrativos e exemplificativos sobre o armazenamento e o destino a ser dado a esse tipo resíduo de equipamentos elétricos e eletrônicos.”

Galvão falou sobre as motivações. “Fazemos a reflexão sobre qual planeta queremos deixar. Esse projeto é no sentido de políticas públicas em prol do meio ambiente. Nós ainda reciclamos muito pouco. Hoje apenas 12% do lixo total é reciclado”, diz. “Precisamos da criação de mais ecopontos na cidade para proteger as nossas áreas verdes. Através de projetos como este que a gente possa ter um planeta mais sustentável.”

A vereadora Célia Rocha elogiou o projeto. “A reciclagem do lixo eletrônico gera outros aparelhos. Existe um reuso de forma inteligente. Nós temos como matéria em Ciências sobre sustentabilidade, reciclagem e a importância de tratar de forma cuidadosa”, disse. “Não adianta a gente falar uma vez só para o adolescente, temos que trabalhar de forma inteligente de acordo com as idades. O meio ambiente pede socorro, sim. Tem uma série de situações que algumas pessoas não se atentam.”

Outro a elogiar foi Ortiz. “Além da população, os políticos tem que ser conscientizados. Temos oito ecopontos, seis anos do governo Guilherme Gazzola e nenhum feito por ele. Primeiramente tem que conscientizar aquele que deveria ser o funcionário número um da Prefeitura, que deveria ser o exemplo”, criticou. “Ele não se importa com o meio ambiente. Primeiro o Poder Público Municipal deve dar o primeiro passo e ser conscientizado. São fatos. Não inaugurou nenhum ecoponto em seis anos, são 22 mil moradores por ecoponto.”

foto: reprodução/TV Câmara

O post Vereadores aprovam criação de semana para conscientização sobre lixo eletrônico apareceu primeiro em Jornal de Itu.

Fonte

Publicado em June 10, 2022.
O post “Vereadores aprovam criação de semana para conscientização sobre lixo eletrônico” pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal de Itu

Arraiá da Pousada Maeda começa neste fim de semana

As caras da fome