Confira um resumo da sessão legislativa de terça-feira
Acabou o silêncio de parte da bancada do Governo da Câmara de Vereadores de Itu (SP). Após a inauguração do Hospital da Criança na segunda-feira (9), os parlamentares que estavam no evento voltaram a usar a Palavra Livre durante a sessão de terça-feira (10). Todos aproveitaram o retorno aos microfones para rasgar elogios ao prefeito Guilherme Gazzola e à secretária de Saúde, Janaina Guerino de Camargo.
O líder do Governo, Normino, foi um deles. “Preenche um vazio na nossa cidade. Quando o recurso vem, ele é bem utilizado e abre portas para que mais venham”, referiu-se às emendas enviadas pelo deputado federal Márcio Alvino (PL) e que custearam a UTI Pediátrica. “É muito importante”, disse Thiago Gonçales. “Eu já precisei de UTI Pediátrica e Itu não tinha nem particular. Essa entrega deixa um legado para a cidade”, disse.
A vice-presidente da Câmara, Célia Rocha, também falou do Hospital. “É um presente para a nossa cidade o plano da primeira infância ser trabalhado na questão da saúde com esse hospital e ampliação das creches. O trabalho tem sido ampliado através da promoção social”, analisou. “Todas as cidades do nosso Estado deveriam ter”, opinou o vereador Donizetti André. “É um privilégio para Itu ter um hospital só para as crianças porque elas são o bem mais precioso desta cidade.”
O presidente da Câmara, Mané da Saúde, disse que a cidade ganhou muito com isso. “A gente tem que passar a ter orgulho, sim. Eu sei o que é você precisar de um leito de UTI Pediátrica e não ter”, afirmou. Sérgio Castanheira também falou. “Quero parabenizar o prefeito e a secretária de Saúde por essa conquista. Estou há 40 anos aqui em Itu, minhas crianças graças a Deus não tiveram problemas, mas não tinha UTI Pediátrica aqui e há uma grande demanda”, afirmou. Dito Roque disse que fica “muita feliz por acima de tudo verificar que coisas boas estão sendo feitas com a ajuda da Câmara em todos os sentidos.”
Moções e projetos
Foram votadas e aprovadas 82 moções, a maioria para profissionais da saúde. Foram votados três projetos. O projeto 8/22 autoriza a Câmara a firmar convênio com o Sebrae e foi aprovado por unanimidade em discussão única. O projeto 13/22 nomeou uma via pública com o nome do arquiteto Elton Ritochi Maeda. O projeto 21/22, que institui o Março Lilás, de autoria do vereador Galvão, foi aprovado. O texto passará por segunda discussão e trará alertas, ações e campanhas sobre o câncer do colo de útero.
Sobre o Hospital
O hospital funcionará na Rua Joaquim Bernardes Borges, 372, Centro, conta com dois consultórios médicos, atendimento durante as 24 horas do dia, classificação de risco e internação com 12 leitos de enfermaria e 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) pediátrica, sala de observação, sala de medicação. No local serão realizados exames de laboratório e de imagem (estes últimos com apoio do Hospital da Santa Casa) e sessões de fisioterapia de forma lúdica. A equipe do hospital está constituída por médicos pediatras, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, fisioterapeuta, nutricionista, assistente social, psicóloga, além das equipes administrativa, de limpeza e de controle de infecção hospitalar.
O post Vereadores rasgam elogios ao prefeito após inauguração apareceu primeiro em Jornal de Itu.
Fonte
Publicado em May 12, 2022.
O post “Vereadores rasgam elogios ao prefeito após inauguração” pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal de Itu