Vereador Ortiz desafiou o prefeito a mostrar a sua declaração de Imposto de Renda
Os quatro vereadores da oposição reagiram fortemente às ofensas feitas pelo prefeito de Itu (SP), Guilherme Gazzola, na semana passada durante uma reunião na Prefeitura. A defesa dos parlamentares durou cerca de 35 minutos durante a Palavra Livre, ao fim da sessão de terça-feira (12). Todos lamentaram as palavras ditas pelo chefe do Executivo, mas usaram abordagens diferentes para criticar o episódio.
“Foi um verdadeiro circo. Ele transformou em evento técnico em um palco político. Só demonstra o quanto este prefeito é maldoso”, disse o vereador Ortiz. “Ele se valeu do fato de que o auditório estava cheio de cargos comissionados e fez o seu espetáculo deprimente. Era visível o descontrole do prefeito. Quem estava lá, se assustou. Parece até que algo o tinha deixado fora de si”, afirma.
Ortiz ainda se defendeu sobre a acusação de que ele tinha sido a favor da venda do Saae. “Isso aconteceu em 2005 e eu assumi como vereador em 2013”, justificou. “Aqui [na Câmara] o senhor não vai cantar de galo. Aqui não é anexo da Prefeitura. O senhor respeite esta casa, aqueles que aqui estão para fazer um trabalho sério. E te desafio para que divulgue sua declaração de imposto de renda. Faça como eu. Seja o segundo político da cidade a divulgar o imposto de renda. O senhor não é o bom? Está aqui lançado o desafio. Espero que o senhor pare de agir como um garoto mimado”, encerrou.
Resistência e tratamento psiquiátrico
A vereadora Maria Piunti sugeriu ao prefeito um tratamento. “Eu aconselhei ele a procurar um tratamento psiquiátrico. É muito difícil quem tem esse tipo de comportamento. Ele é uma pessoa difícil, descontrolada e que não tem apego, carinho, atenção por gente. Vejam o que ele fez com as monitoras, só não fez mais porque não conseguiu. Todo dia tem algo que o descontrola”, diz.
Patricia da Aspa, chamada de “lunática” por Gazzola, leu uma nota. “Não vou baixar o nível ao qual o senhor se propõe. Quem cuida de animais e gente, tem pensamentos mais elevados. Se isso é ser lunática, fica para sua avaliação. Sua atitude, seu comportamento enquanto gestor, que merece respeito, a sua conduta é lastimável, é digna de pena, o senhor vive no mundo da lua, mas prejudica os humanos”, afirmou. “Fica aqui a minha indignação, a minha repulsa. Fui intimidada desde o ano passado quando foi tirado o subsídio da ASPA. A ONG sobrevive até hoje com 510 cães e 86 gatos, esse trabalho perdura e vai continuar. As eleições estão aí. A ONG continua. Como outras tantas ONGs da cidade.”
“Valentão cercado de seguranças”
O vereador Galvão também reagiu às palavras do prefeito. “Ele tem esse estilo de valentão porque ele anda com três, quatro seguranças. Talvez ele tenha uma síndrome de inferioridade. É um absurdo um prefeito ter que andar com segurança. É muito fácil ser valentão quando você anda com seguranças”, disse. “Como é muito fácil ser valentão quando você tem um microfone e dezenas de comissionados para agir como circo. Segundo o prefeito, quem defende a causa animal é tudo lunático. Além de ser destemperado, usa a mentira a seu benefício, faz o papel de Satanás”.
Prefeito rasgou o verbo
O Jornal de Itu revelou na semana passada que o prefeito se exaltou e ofendeu os vereadores da oposição. “Ontem [na sessão extraordinária]”, iniciou Gazzola, “[o Ortiz] ficou bravo (…) tem que trabalhar, não pode ser vagabundo. Porque senão fica xingando todo mundo. Obrigado Ortiz, por corresponder a este processo democrático e apresentar um grupo sobre o qual hoje a gente é extremamente antagônico”, disse o prefeito, referindo-se ao vereador como “herculanista”, em referência ao ex-prefeito Herculano Passos.
“É fácil ser valente como um grilo falante e dizer a Deus e ao mundo que concorda e não concorda e esquecer que foi conivente da maior corrupção que existiu na história dessa cidade. Obrigado ao seu Lázaro Piunti, que é composto de Galvão e a esposa do respectivo [referindo-se à vereadora Maria Piunti]”, prosseguiu. “A Patricia [da Aspa] eu não sei o que representa, mas vou descobrir. Acho que ela representa os lunáticos”, disse.
Panfletos e investigação
Há cerca de três semanas, após a votação de um empréstimo da Prefeitura com a Caixa Econômica Federal, o prefeito postou uma imagem nas redes sociais dos vereadores da oposição que tinham questionado a necessidade do empréstimo e votado contra. A mesma imagem publicada por Gazzola virou um panfleto que foi entregue em vários bairros de Itu.
Os vereadores iniciaram uma investigação para saber quem são os responsáveis pelo material. A Câmara negou acesso às imagens que poderiam mostrar o carro que fez o derramamento do material nos bairros e que passou em frente ao prédio do Legislativo. Informações preliminares dão conta de que houve até vaquinha para pagar os custos dos folhetos.
O post “Digno de pena”, “maldoso” e “garoto mimado” – vereadores da oposição reagem às ofensas do prefeito apareceu primeiro em Jornal de Itu.
Fonte
Publicado em April 14, 2022.
O post ““Digno de pena”, “maldoso” e “garoto mimado” – vereadores da oposição reagem às ofensas do prefeito” pode ser visto originalmente diretamente na fonte Jornal de Itu